Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Onde está a secção de Troca/venda?  (Lida 955 vezes)

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
Re: Onde está a secção de Troca/venda?
« Responder #15 em: 23 de Agosto de 2010, 20:39:41 »
Tenho mais de 23k mensagens e nunca senti muita falta do trocas e vendas. Acho que isso pode demonstrar que há tanto que falar de lego além das compras, vendas e trocas.
Ok que há pessoal que entra no grupo por essa via.. mas também há muito pessoal que só visita o fórum só por causa disso. Cada vez mais o fórum é mesmo um ponto de encontro de um grupo mais ou menos definido. Por isso o pessoal que cai de pára-quedas só para isto, não dando cavaco a mais nada, parece está a aproveitar-se de um recurso que deveria ser mais privado.
Por isso dizemos sempre, "apareçam nos encontros", "participem nas actividades", etc.
O pessoal que está agora à frente do fórum (e da comunidade) quer é que as trocas e vendas não sejam um motivo para estar aqui no fórum, mas simplesmente um bónus para o pessoal já integrado.

Assim sendo, venham conhecer o pessoal, temos encontros um pouco por todo o país (ok, algarve e ilhas não são muito representados)!

Diaaabo

• .....
« Responder #16 em: 24 de Agosto de 2010, 15:01:36 »
Bem, permitam-me a minha colherada:

Quando entrei para o fórum no ano passado, um dos meus primeiros posts foi precisamente um pedido para tentar arranjar alguns sets que falhei durante a minha dark age, e em poucos dias consegui arranjar uns quantos através de membros da Comunidade. Apesar de não ser o meu objectivo principal ao entrar para o fórum, ajudou bastante a criar contactos com vários membros.

No entanto também dou toda a razão à moderação, acho uma medida importante para terminar com o spam/interesseiros na Comunidade.

A solução mais equilibrada parece-me ser a que o Catarino nomeou: ter o tópico visivel mas apenas os membros podem lá postar.

Deixo também um exemplo semelhante, num outro fórum que frequento, From Bricks To Bothams. Têm o tópico para compras, vendas e trocas onde só determinados users podem postar, mas qualquer um pode ver e responder. Esses users são permitidos ou não no tópico das vendas dependendo de vários aspectos: idade, participação no fórum, comportamento no fórum e/ou recomendação de um membro com quem já tenha feito negócio. Para eu ser admitido nesse grupo, por exemplo, mostrei-lhes o meu feedback no BrickLink e enviei um pedido Paypal para provar que sou maior de idade.

Penso que um sistema parecido poderia ser implantado na Comunidade: tópicos visiveis a todos mas apenas os membros conhecidos poderiam os poderiam criar. Para se poder candidatar a essa lista, o user teria que cumprir certos requerimentos: ser conhecido pessoalmente por alguns membros da Comunidade, ter uma participação minimamente activa no fórum e nas actividades, ser maior de 18, mostrar feedback positivo de algum site... Não teriam que ser todos estes critérios ao mesmo tempo, apenas dei exemplos. E também tenho noção que a Comunidade 0937 é muito mais familiar e pessoal do que o FBTB, que apesar de ter membros de todo o mundo, raros são os que se conhecem entre si.

Ficou a sugestão, de qualquer modo :)

Americo Verde

• Moderador
  • ......
  • "Sou uma pilha...!"
    • Mão de ABS
« Responder #17 em: 24 de Agosto de 2010, 15:17:25 »
A sugestão será tida em conta.

Assim que tivermos uma opinião formada de tudo aquilo que for escrito ou falado pelos membros, diremos qualquer coisa.

Diaaabo

• .....
« Responder #18 em: 24 de Agosto de 2010, 15:21:49 »
Sem pressas Mecco, até porque neste momento há assuntos mais importantes a tratar relativamente ao fórum, com as implementações do novo layout :)

Ah, e esqueci-me deste ponto: para quem está a vender, tem uma hipótese mais alargada de chegar aos "clientes" do que restringindo o tópico apenas aos membros.

mmp029

• ....
  • mmp029 = Sérgio :)
« Responder #19 em: 25 de Agosto de 2010, 00:45:40 »
Bem, permitam-me a minha colherada:

Quando entrei para o fórum no ano passado, um dos meus primeiros posts foi precisamente um pedido para tentar arranjar alguns sets que falhei durante a minha dark age, e em poucos dias consegui arranjar uns quantos através de membros da Comunidade. Apesar de não ser o meu objectivo principal ao entrar para o fórum, ajudou bastante a criar contactos com vários membros.
Tal como eu, a mesma coisa!Foi assim que fui pela primeira vez a um encontro buscar umas pecitas ao Diaaabo e conheci o pessoal 5*!

No entanto também dou toda a razão à moderação, acho uma medida importante para terminar com o spam/interesseiros na Comunidade.
Era exactamente isso que eu falava noutro post, que compreendia a posição dos administradores.Chega de aproveitadores!!!

Deixo também um exemplo semelhante, num outro fórum que frequento, From Bricks To Bothams. Têm o tópico para compras, vendas e trocas onde só determinados users podem postar, mas qualquer um pode ver e responder. Esses users são permitidos ou não no tópico das vendas dependendo de vários aspectos: idade, participação no fórum, comportamento no fórum e/ou recomendação de um membro com quem já tenha feito negócio. Para eu ser admitido nesse grupo, por exemplo, mostrei-lhes o meu feedback no BrickLink e enviei um pedido Paypal para provar que sou maior de idade.

Penso que um sistema parecido poderia ser implantado na Comunidade: tópicos visiveis a todos mas apenas os membros conhecidos poderiam os poderiam criar. Para se poder candidatar a essa lista, o user teria que cumprir certos requerimentos: ser conhecido pessoalmente por alguns membros da Comunidade, ter uma participação minimamente activa no fórum e nas actividades, ser maior de 18, mostrar feedback positivo de algum site... Não teriam que ser todos estes critérios ao mesmo tempo, apenas dei exemplos. E também tenho noção que a Comunidade 0937 é muito mais familiar e pessoal do que o FBTB, que apesar de ter membros de todo o mundo, raros são os que se conhecem entre si.
Solução arranjada 5*,apoio!

hugosantos

• Moderador
  • .....
« Responder #20 em: 25 de Agosto de 2010, 01:02:49 »
 A meu ver ter o tópico visível esteja ele com a permissão de postar ou não é exactamente a mesmo coisa.

luis miguel

• ...
  • **
  • Olha, este é baratinho...
« Responder #21 em: 25 de Agosto de 2010, 11:34:44 »
Bom dia, como membro não sou dos mais activos reconheço. Pessoalmente conheço poucos, talvez 5 ou 6.
Quando quero peças ou set's descontinuados recorro ao briclink, ebay ou miau (desculpem a publicidade).
Parece-me que este tópico de trocas / vendas foi um pouco desvirtuado por alguns membros a pensar no negócio. Parece-me não ser normal uma pessoa ter vários set's novos (caixa por abrir) e colocar de imediato à venda. Que eu tenha 1 ou 2 set's que montei e agora não os quero e penso vender para comprar outro. Ok, aceito.
O espirito seria o de arranjar a peça que nos falta, trocar o set que já não queremos por aquele que ambicionamos.
Mas como digo, ainda sou um novato nestas andanças dos 'tijolos' e quero sempre mais.

luis miguel

PS: bom trabalho para os moderadores e contem com o meu apoio nas decisões que tomarem.

F. L. D.

• ....
  • Vignette theme. Why not?
« Responder #22 em: 25 de Agosto de 2010, 19:17:20 »
Tenho pena que este tópico tenha sido "suspenso" (espero eu ::)) pois logo neste mês estava a pensar em iniciar-me. Estava a procura de uma peças necessárias a um MOC...

Compreendo os motivos dos moderadores para eliminar este tópico, mas acho que a solução não passa por eliminar, mas por como já foi dito: apresentar algumas regras de participação.

Mas os moderadores é que sabem.

NPimenta

• ...
  • **
« Responder #23 em: 25 de Agosto de 2010, 19:31:19 »
Boas a Todos.
registei-me neste forum a 25 de Agosto de 2008, estive por cá alguns meses, mas depois por razões alheias tive que "afastar-me" de novo deste vicio, e agora nem de propósito 2 anos depois voltei ao mundo do LEGO e desta vez para ficar, mas com moderação pois o meu outro hobbie é um bocado mais dispendioso que o LEGO.
gostaria de dar aqui uma opinião aos "chefes" sobre este tema, sou administrador e fundador do maior fórum nacional sobre outro hobbie, e também lá existe o "problema" dos "interesseiros" e "aproveitadores" que só lá vão ou para tentar vender, ou comprar coisas a óptimos preços, sejam em Group Buys, seja a outros utilizadores.
O que encontrei para esse "mal" foi restringir o acesso de venda (só a criar vendas) a membros com menos de 100 posts e de 3 meses de registo, esse método foi eficaz e acabou-se com os interesseiros.
Só não se restringiu a visualização, porque assim alguns desses "interesseiros", alem de se aproveitarem a comprar a bons preços, estão a ajudar os membros "assíduos" que têm lá coisas a venda, mas também é sempre uma opção cortar o acesso total.
Digo isto porque um tópico de "compras e vendas" pode sempre ser útil a qualquer um, ficam aqui os meus "2 cent" neste regresso a comunidade e ao LEGO

Cump.

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #24 em: 25 de Agosto de 2010, 20:23:00 »
Lá está, acho que há bastante pessoal a concordar que o quadro devia ser público mas apenas membros pudessem postar tópicos.

Para se ter acesso, acho que o processo do "costume" é infalível.
Não se dar acesso tendo em conta o número de mensagens ou os meses de registo como sugeria o NPimenta, mas sim tendo em conta a participação em encontros e eventos para o pessoal conhecer os novatos pessoalmente :)

Americo Verde

• Moderador
  • ......
  • "Sou uma pilha...!"
    • Mão de ABS
« Responder #25 em: 25 de Agosto de 2010, 23:11:04 »
Mantendo a minha resposta anterior, será analisado a seu tempo. Neste momento existem questões mais importantes a serem tratadas. Como já alguns membros disseram, uma das soluções passa por processos que tem de ser bem pensados.

Mais uma vez lembro que este fórum tem como finalidade a discussão do hobby.