Bem, permitam-me a minha colherada:
Quando entrei para o fórum no ano passado, um dos meus primeiros posts foi precisamente um pedido para tentar arranjar alguns sets que falhei durante a minha dark age, e em poucos dias consegui arranjar uns quantos através de membros da Comunidade. Apesar de não ser o meu objectivo principal ao entrar para o fórum, ajudou bastante a criar contactos com vários membros.
No entanto também dou toda a razão à moderação, acho uma medida importante para terminar com o spam/interesseiros na Comunidade.
A solução mais equilibrada parece-me ser a que o Catarino nomeou: ter o tópico visivel mas apenas os membros podem lá postar.
Deixo também um exemplo semelhante, num outro fórum que frequento, From Bricks To Bothams. Têm o tópico para compras, vendas e trocas onde só determinados users podem postar, mas qualquer um pode ver e responder. Esses users são permitidos ou não no tópico das vendas dependendo de vários aspectos: idade, participação no fórum, comportamento no fórum e/ou recomendação de um membro com quem já tenha feito negócio. Para eu ser admitido nesse grupo, por exemplo, mostrei-lhes o meu feedback no BrickLink e enviei um pedido Paypal para provar que sou maior de idade.
Penso que um sistema parecido poderia ser implantado na Comunidade: tópicos visiveis a todos mas apenas os membros conhecidos poderiam os poderiam criar. Para se poder candidatar a essa lista, o user teria que cumprir certos requerimentos: ser conhecido pessoalmente por alguns membros da Comunidade, ter uma participação minimamente activa no fórum e nas actividades, ser maior de 18, mostrar feedback positivo de algum site... Não teriam que ser todos estes critérios ao mesmo tempo, apenas dei exemplos. E também tenho noção que a Comunidade 0937 é muito mais familiar e pessoal do que o FBTB, que apesar de ter membros de todo o mundo, raros são os que se conhecem entre si.
Ficou a sugestão, de qualquer modo