Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: 7.ª Edição do Grande Jogo 0937 - Discussão da Prova Surpresa  (Lida 3471 vezes)

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:7.ª Edição do Grande Jogo 0937 - Discussão da Prova Surpresa
« Responder #15 em: 27 de Julho de 2010, 14:10:33 »
(...)
Embora custe claro. Já se viu por aqui tantas entradas a serem "perdoadas"...
(...)

É... se calhar agora vais ser tu o cristo e ninguém te vai perdoar........  :P

Já por várias vezes se discutiu sobre estas peças e a conclusão foi sempre a mesma (apoiada pela própria LEGO): as duas "peças", são na verdade uma só. Portanto... Acho que foi uma distracção que já não tinham razão para cometer.

Mas isto sou eu que digo... que nada tenho a ver com o concurso!  ::)

Biczzz

• .....
  • Fui eu que fiz os carrinhos.
    • O blog do Biczzz
« Responder #16 em: 27 de Julho de 2010, 14:54:57 »

Lembro-me desta: http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,5521.0.html ::)

Quanto às apresentações pode-se deixar passar com uma penalização, afinal não influenciam o MOC. Mas aqui ganhas uma clara vantagem ao usar aquelas peças daquela forma.

E em caso de dúvida poderias ter perguntado.
Ricardo

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #17 em: 27 de Julho de 2010, 15:16:47 »

Podes ser mais claro com isto marcos? Não sei se percebi muito bem o que queres dizer, e por isso também não queria estar a fazer falsos julgamentos...

@Biczzz: Não perguntei porque nem por um momento pensei na peça como sendo uma peça "modificada".

Mas tudo bem. Já percebi a mensagem ;)
Paciência!  :D

Tento compensar com o que ainda falta da prova  :D

Jorel

• ...
  • **
    • Flickr
« Responder #18 em: 27 de Julho de 2010, 15:41:26 »
Quando penso em "minifig personalizado", penso em autocolantes originais, uso de peças de forma original, alterações, enfim, mais ...personalizadas. As regras para esta prova não deixavam grande margem (ainda que os resultados sejam de grande qualidade!), e o caso especifico do uso da 4593... Se o conjunto é considerado uma peça única, porque têm então duas referências diferentes (4592 e 4593)?

Tito

• Moderador
  • .....
  • Estica estica que está encolhida...
    • Vai De Escadas
« Responder #19 em: 27 de Julho de 2010, 15:52:55 »
Se o conjunto é considerado uma peça única, porque têm então duas referências diferentes (4592 e 4593)?

Essa foi a decisão de quem gere as bases de dados do Peeron e do Bricklink, que não são oficiais. Se verificares no PaB as duas partes vendem-se como uma só peça.

Jorel

• ...
  • **
    • Flickr
« Responder #20 em: 27 de Julho de 2010, 16:42:46 »
Exacto, e nos sets vem como uma peça única, eu percebo isso. ;) Mas neste caso deviam passar como peças separadas.
Bem, mas no final a decisão é dos organizadores, e se forem deixar passar todos os pormenores então não valia a pena existirem regras!  :?

Diaaabo

• .....
« Responder #21 em: 27 de Julho de 2010, 16:43:41 »
Metendo o bedelho onde não sou chamado, acho que não deviam ser penalizados pelo uso dessas peças. Ambas as partes são peças oficiais LEGO, e são separáveis uma da outra, mesmo que só vendidas juntas. Se alguém tivesse usado uma mão de minifig (por exemplo) para criar algum adereço, também era considerado ilegal? Ou apenas uma das partes de uma turntable? Não se tratam de autocolantes personalizados, nem de uma plate 1x6 cortada para ficar 1x5, nem de se ter pintado a peça cor-de-burro-quando-foge - isto sim entra na (minha) definição de peças modificadas.

Tito

• Moderador
  • .....
  • Estica estica que está encolhida...
    • Vai De Escadas
« Responder #22 em: 27 de Julho de 2010, 16:53:46 »
Na verdade a própria LEGO já vendeu sets com meias-peças que até então eram consideradas peças constituídas por duas partes. No caso do 10189 apenas aparecem as bases das turntables...

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
« Responder #23 em: 27 de Julho de 2010, 17:02:31 »

Podes ser mais claro com isto marcos? Não sei se percebi muito bem o que queres dizer, e por isso também não queria estar a fazer falsos julgamentos...
(...)

Calma! Não vás para o lado pessoal, nem leves como uma comentário desagradável ou algo do género..... Estava apenas a ser irónico com a situação! Pura brincadeira!  ;) Porque como tu mesmo disseste, houve outras situações do género que foram revertidas e tu agora serias o cristo se não o fizessem contigo, porque acabarias (ou acabarás) por ficar com a tua participação anulada...

Mas em relação à situação, só para clarificar, a minha opinião prende-se com o facto de esta peça em particular ter levantado já tanta discussão noutras situações! E com isso devia ter-se aprendido alguma coisa... Como disse o Biczzz: na dúvida, perguntava-se....

Biczzz

• .....
    • O blog do Biczzz
« Responder #24 em: 27 de Julho de 2010, 17:24:05 »
Na verdade a própria LEGO já vendeu sets com meias-peças que até então eram consideradas peças constituídas por duas partes. No caso do 10189 apenas aparecem as bases das turntables...

Mas atenção, que essas peças aparecem separadas mesmo que venham as duas partes. Aqui usar só uma ou outra seria aceitável porque não é modificar, as peças são vendidas assim.
Ricardo

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #25 em: 27 de Julho de 2010, 17:30:42 »

Mas atenção, que essas peças aparecem separadas mesmo que venham as duas partes. Aqui usar só uma ou outra seria aceitável porque não é modificar, as peças são vendidas assim.

Não consigo concordar, a peça tem código, a peça chega a vir separada em sets, logo devia ser aceite em Mocs. Qual o motivo de não o ser? não é modificada nem é "jogo sujo"...
ePombo - Nuno Ferreira - eBongo

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
« Responder #26 em: 27 de Julho de 2010, 19:17:34 »

Não consigo concordar, a peça tem código, a peça chega a vir separada em sets, logo devia ser aceite em Mocs. Qual o motivo de não o ser? não é modificada nem é "jogo sujo"...

Calma, Pombo! Pelo que percebi, estás a misturar as coisas!

A peça que pôs em causa a participação do Catarino e do F.L.D. é considerada pela própria LEGO como sendo uma única! Não havendo (se não estou em erro) qualquer set em que ela venha "fragmentada", isto é, em que parte dessa peça seja usada sem que a outra esteja também presente e devidamente conectada. A existência de 2 códigos para essa peça (um para cada parte) deve-se, como já foi dito, a quem fez os inventários do Peeron e Bricklink. Esses códigos não são oficiais e não dizem respeito à LEGO.

Por outro lado, as turntables vêm em peças separadas, cada peça tem o seu código LEGO oficial, pelo que não há qualquer dúvida em considerá-las como duas peças.

Francisco

• .....
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
« Responder #27 em: 27 de Julho de 2010, 19:40:45 »

Calma, Pombo! Pelo que percebi, estás a misturar as coisas!

A peça que pôs em causa a participação do Catarino e do F.L.D. é considerada pela própria LEGO como sendo uma única! Não havendo (se não estou em erro) qualquer set em que ela venha "fragmentada", isto é, em que parte dessa peça seja usada sem que a outra esteja também presente e devidamente conectada. A existência de 2 códigos para essa peça (um para cada parte) deve-se, como já foi dito, a quem fez os inventários do Peeron e Bricklink. Esses códigos não são oficiais e não dizem respeito à LEGO.

Por outro lado, as turntables vêm em peças separadas, cada peça tem o seu código LEGO oficial, pelo que não há qualquer dúvida em considerá-las como duas peças.

Então e com as pernas e torsos... Na verdade são constituídos por mais que uma peça mas a lego considera só uma peça penso eu...

Acho que neste caso as participações deviam ser validadas, pois não houve uma modificação propriament dita... Pelo mnos a meu ver...

Decidam Srs. Moderadores ;)

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #28 em: 27 de Julho de 2010, 20:09:21 »
Eu tenho calma  ;D

A questão não é essa, e secalhar fui eu que não me expliquei bem.

O facto de não concordar não é sinal de que não aceite, regras são regras, joga quem quer, mas então devia préviamente ser bem definido o entendimento por "peça modificada". E por préviamente não digo cada pessoa poder pesquisar em casos semelhantes do passado, mas sim, antes de qualquer "jogo" em que essa regra seja aplicada.

Mas pronto, o desconhecimento de uma lei/regra não pode nunca implicar o não cumprimento da mesma, e aqui acho que os "juris" tem razão.
ePombo - Nuno Ferreira - eBongo

Biczzz

• .....
    • O blog do Biczzz
« Responder #29 em: 28 de Julho de 2010, 19:06:52 »
Considera-se que se a LEGO vende peças constituídas por várias partes e separar essas peças nas várias partes que as constituem é uma modificação, pois já não se trata da peça original.

Além disso, nota-se perfeitamente que estas peças não foram feitas para serem separadas. Ao contrários das normais, possuem mecanismos para dificultar a sua separação. Isto acontece, por exemplo, nas alavancas, torso e pernas de minifig e algumas dobradiças.

Nas regras chamámos à atenção para isto. Se repararem, nos minifigs criados por Michael Jasper não são usadas peças pintadas ou cortadas, mas indicámos claramente que ali havia peças modificadas.

Por isso, quem usou peças modificadas será desclassificado.

Se não houver mais nenhum argumento a apresentar, a sondagem abrirá mais logo.
Ricardo