Desculpa a minha ignorância Pedro, mas a que tipo de dobradiças te estás a referir e em que côr? Se pudesses recorrer ao catálogo da Peeron, agradecia muito.
http://www.peeron.com/inv/parts/2429http://www.peeron.com/inv/parts/2430A cor é um bocado irrelevante - talvez cinzento, branco ou preto. Há ainda a possibilidade de alternar branco e vermelho, dando um acabamento comum nos lancis dos passeios de alguns países
que não o nosso.
O crucial não é tanto a dobradiça - é o que fica por cima a cobrir, criando a placa central.
Hoje já estive a tirar medidas para uma rotunda prototípica: o diâmetro ideal que calculei ronda os 733 mm. Para este valor, considerei a radial mais larga como tendo 4 faixas de 7 studs (4 x 7 x 8mm) e um separador central de 8 studs (8 x 8mm). Total de largura desta via (passeios exteriores irrelevantes): 36 studs = 288mm.
Um aparte: esta rotunda é enorme - mas não me parece que numa cidade LEGO haja assim tantas avenidas de duas faixas, com separador, e a ter rotundas no fim; cá para mim basta uma rotunda grande para fazer vista, e já chega, senão ficamos com uma maqueta de São João da Madeira ou Viseu...
Demonstrando os cálculos para a circunferência:raio r = 24 studs = 192 mm => diâmetro d = 384 mm
(valor para r arbitrado em função do objectivo final e de critérios
puramente estéticos)
perímetro p = 2*pi*(384 - 2*

= 736*pi = 2312,2176 mm aprox.
(ao raio subtraí dois studs para ter o raio da circunferência inscrita no "anel" de dobradiças)
Dividindo este perímetro por 8, para o obter expresso em studs: p = 289 aprox.
Este valor não é praticável com dobradiças contíguas, por ser ímpar. Aproximando, sugiro 288 studs.
Invertendo os cálculos, irá obter-se o diâmetro da circunferência inscrita de 733 mm (não é uma correcção por aí além). A partir daqui é que entra a tentativa e erro: quem sabe de vias de comunicação verdadeiras, sabe que a aproximação às curvas é feita por iteração e o critério de paragem ser 3 mm é um exagero!
A aproximação poligonal à circunferência exige alguns ajustes, cujo cálculo já se afigura demasiado fútil; estes fiz num papelito durante um copo d'água...
Pedro
(que deixou a engenharia há dois anos em prol de coisas doutro quadro do fórum

)