Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Ruas em SNOT  (Lida 3347 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Ruas em SNOT
« em: 15 de Setembro de 2006, 23:38:28 »
Olá,

Ando a debater-me com esta ideia há uns tempos: ruas em SNOT.
Com certeza já notaram que a LEGO apenas oferece um sortido limitado de baseplates para as ruas da cidade: rectas, curvas, cruzamentos e entroncamentos. Ora, como são todas com uma geometria muito padronizada (duas vias, curvas de 90º com raio fixo), levanta-se o problema de tentar criar ruas mais "interessantes".
A ideia melhor que me ocorre é criar ruas em SNOT; levanta-se o problema de terem de ser elevadas (pelo menos um stud em relação ao que seria normal), mas isso até pode trazer vantagens noutras áreas. Agora, vamos ao essencial:
  • As avenidas podem ter múltiplas faixas em cada sentido, e estacionamento;
  • Os separadores centrais e os passeios passam a ser de dimensão customizável;
  • Permite avenidas e ruas com dimensões não-múltiplas de 32 studs;
  • Permite (embora com bastante trabalho) curvas de raio variável, e rotundas;
  • Dá para criar rampas graduadas com bricks, em SNOT, sem limite de altura - apesar de isto envolver uma técnica avançada e bastante espaço.

Estou interessado em desenvolver protótipos e estudos sobre este tema, de preferência com mais gente que se interesse também pela ideia. Alguém se revê no projecto? Tem dúvidas ou contribuições?

Falem comigo! :)

Pedro

Rafael

• Visitante
Re: Ruas em SNOT
« Responder #1 em: 16 de Setembro de 2006, 00:01:38 »
Tenciono construir uma cidade a longo prazo e já coloquei essa hipótese. O que nunca me passou pela cabeça era que fosse possível curvas e rotundas com essa técnica. Podias demonstrar?

Rafael

• Visitante
« Responder #2 em: 16 de Setembro de 2006, 00:38:34 »
Após uma pesquisa no Brickshelf descobri esta página. Os cruzamentos, intersecções e rampas graduadas estão realmente fantásticos, mas as curvas resultam algo inestéticas. As margens poderiam ser «suavizadas» com peças do género «slope brick curved»?

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #3 em: 16 de Setembro de 2006, 00:44:56 »
Tenciono construir uma cidade a longo prazo e já coloquei essa hipótese. O que nunca me passou pela cabeça era que fosse possível curvas e rotundas com essa técnica. Podias demonstrar?

Envolve aproximação! Não é nada rigoroso (o que me deixava com os cabelos em pé há uns anos), mas é a melhor maneira de dar resposta à falta de peças variadas.

Curva:

• Imagina a curva que queres (raio, arco, mesmo clotóides se te der na gana);
  • Considera um rectângulo em SNOT onde consigas incluir a curva que pretendes;
  • Delimitas o rectângulo com "rails" simulando uma curva; retiras o "excedente" de rectângulo, ou cobres com plates;
  • Tens uma curva!

Rotunda:

É mais complicado mostrar do que demonstrar... por três ordens de motivos:
  • Porque a solução que me ocorre em primeiro lugar passa por ter uma área de forma indeterminada como piso da rotunda, delimitado interior e exteriormente por vedações arredondadas (que definam a placa central, e os passeios entre as ruas de acesso); imagina por exemplo um quadrado preto em SNOT, com uma placa central presa lá no meio, e com placas presas nos espaços intersticiais e "balizando" as radiais. Os pormenores de dimensionamento teriam de variar em função das radiais e do espaço disponível (tanto para o interior da rotunda, como à volta dela);
  • Porque é enorme, e exige muitas técnicas que ainda tenho de dominar melhor (a placa central, para ficar arredondada, terá de ser feita com bastante rigor);
  • Porque estou com bastante escassez de peças adequadas, pelo menos neste momento. Poderia tentar um protótipo "arco-íris" só para demonstrar a ideia-base, mas como o mais exigente é mesmo a técnica de construção da placa e eu não tenho dobradiças que cheguem... :(

Posso definir como objectivo uma coisa e tentar preparar um protótipo a médio prazo - vai é demorar, que agora com as aulas, a coisa pia fino.

Portanto, vejamos...
Sugiro uma rotunda circular simples, com duas vias (não delimitadas... isso já é pedir demais); terá 4 radiais, dispostas em cruz grega; duas - opostas - terão dupla via em cada sentido, uma com e outra sem separador central; as outras duas radiais serão de apenas uma via em cada faixa.
Para a largura das vias, sugiro a adopção do padrão da LEGO em meados dos anos 90, nas placas cinzentas com ciclovia. Para o raio da placa central da rotunda, sugiro 32 studs ou algo perto disso. Para a largura do passeio bordejando a rotunda, sugiro algo próximo dos 8 studs (ou mais).

Tenciono criar o modelo em CAD aos poucos, mas vou testando componentes em bricks "físicos" para ter a certeza que funcionam. A primeira coisa que queria despachar era a placa central; a seguir o pavimento da rotunda (fácil), a definição das radiais (bastam alguns studs em cada uma, é só para ter uma ideia), e finalmente o passeio em redor da rotunda.

Pronto, tomando isto como objectivo, acho que posso começar a desenvolver a ideia; deve levar alguns meses a ter alguma coisa condigna para apresentar. Se me quiseres dar uma ajuda, és muitíssimo bem-vindo! :)

Ah, e se tiveres alguma sugestão que possa melhorar o projecto... avisa!

Pedro

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #4 em: 16 de Setembro de 2006, 00:58:38 »
Após uma pesquisa no Brickshelf descobri esta página. Os cruzamentos, intersecções e rampas graduadas estão realmente fantásticos, mas as curvas resultam algo inestéticas. As margens poderiam ser «suavizadas» com peças do género «slope brick curved»?

É mais ou menos isto de que falo; quanto a suavizar as curvas, a minha ideia é usar uma aproximação com segmentos "tangentes" à curva, colocados como rails de protecção. Dessa forma já não fica aquele "denteado" inestético junto ao passeio.
E sou adepto da colocação de autocolantes para simular a sinalização horizontal nas curvas - tentar fazer uma linha contínua com plates é um exercício digno do mais antigo residente no Magalhães Lemos!  ;D

Em relação a este padrão da NMRA, faria algumas alterações, nomeadamente tendo passeio não-SNOT (eles usam plates, pode ser que dê, mas já me parece um dispêndio excessivo de capital), vias mais estreitas, e introdução das rotundas (que não são nada comuns nos EUA) e das curvas estranhas. A verdade é que eu só conheço uma cidade portuguesa com malha ortogonal minimamente rigorosa (Espinho), e sinto maior atracção pelo modelo orgânico das cidades - ao qual a LEGO não dá resposta).

Gostei de ver a solução deles para trilhos de eléctrico/combóio. Aliás, numa cidade com ruas LEGO um eléctrico urbano é uma utopia...  :(

Pedro

Rafael

• Visitante
« Responder #5 em: 16 de Setembro de 2006, 12:28:40 »
Dificilmente poderei dar alguma sugestão útil, dado que sou novo nestas lides. Mas se puder ajudar de alguma maneira, não hesites em pedir.  ;)

Outra coisa: Utilizas o MLCAD para fazer os projectos, certo?

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #6 em: 16 de Setembro de 2006, 12:47:32 »
Dificilmente poderei dar alguma sugestão útil, dado que sou novo nestas lides. Mas se puder ajudar de alguma maneira, não hesites em pedir.  ;)

É oficial: estou a pedir! :)

Outra coisa: Utilizas o MLCAD para fazer os projectos, certo?

Por norma, sim. Para quem - como eu - trabalha num orçamento limitado, é capaz de ser a forma mais económica de preparar projectos. Não resolve tudo, mas ajuda em muita coisa e evita que eu precise duma colecção enorme na fase de protótipos. Depois basta comprar o que é preciso - sai mais em conta!

Pedro

Rafael

• Visitante
« Responder #7 em: 16 de Setembro de 2006, 12:54:18 »
Óptimo. Então em que é que posso ajudar?  ;D

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #8 em: 16 de Setembro de 2006, 13:33:55 »
Óptimo. Então em que é que posso ajudar?  ;D

Comecemos pela placa central da rotunda. Não será uma circunferência, antes um polígono com muitos lados. Raio: 16 studs para começar, depois vamos tentar até 32.
Quantas dobradiças consegues mobilizar?
Para o protótipo basta fazer meia-rotunda, ou mesmo um quarto, se conseguirmos ortogonalizar as tangentes em cada "esquina" desse quarto.

Hoje tenho um compromisso, senão já desatava a fazer experiências...  ;D

Pedro

Rafael

• Visitante
« Responder #9 em: 16 de Setembro de 2006, 13:43:31 »
Desculpa a minha ignorância Pedro, mas a que tipo de dobradiças te estás a referir e em que côr? Se pudesses recorrer ao catálogo da Peeron, agradecia muito.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #10 em: 17 de Setembro de 2006, 01:34:03 »
Desculpa a minha ignorância Pedro, mas a que tipo de dobradiças te estás a referir e em que côr? Se pudesses recorrer ao catálogo da Peeron, agradecia muito.

http://www.peeron.com/inv/parts/2429
http://www.peeron.com/inv/parts/2430

A cor é um bocado irrelevante - talvez cinzento, branco ou preto. Há ainda a possibilidade de alternar branco e vermelho, dando um acabamento comum nos lancis dos passeios de alguns países que não o nosso.
O crucial não é tanto a dobradiça - é o que fica por cima a cobrir, criando a placa central.

Hoje já estive a tirar medidas para uma rotunda prototípica: o diâmetro ideal que calculei ronda os 733 mm. Para este valor, considerei a radial mais larga como tendo 4 faixas de 7 studs (4 x 7 x 8mm) e um separador central de 8 studs (8 x 8mm). Total de largura desta via (passeios exteriores irrelevantes): 36 studs = 288mm.

Um aparte: esta rotunda é enorme - mas não me parece que numa cidade LEGO haja assim tantas avenidas de duas faixas, com separador, e a ter rotundas no fim; cá para mim basta uma rotunda grande para fazer vista, e já chega, senão ficamos com uma maqueta de São João da Madeira ou Viseu...  ;D

Demonstrando os cálculos para a circunferência:

raio r = 24 studs = 192 mm   => diâmetro d = 384 mm
(valor para r arbitrado em função do objectivo final e de critérios puramente estéticos)

perímetro p = 2*pi*(384 - 2*8) = 736*pi =  2312,2176 mm aprox.
(ao raio subtraí dois studs para ter o raio da circunferência inscrita no "anel" de dobradiças)

Dividindo este perímetro por 8, para o obter expresso em studs: p = 289 aprox.
Este valor não é praticável com dobradiças contíguas, por ser ímpar. Aproximando, sugiro 288 studs.

Invertendo os cálculos, irá obter-se o diâmetro da circunferência inscrita de 733 mm (não é uma correcção por aí além). A partir daqui é que entra a tentativa e erro: quem sabe de vias de comunicação verdadeiras, sabe que a aproximação às curvas é feita por iteração e o critério de paragem ser 3 mm é um exagero!

A aproximação poligonal à circunferência exige alguns ajustes, cujo cálculo já se afigura demasiado fútil; estes fiz num papelito durante um copo d'água...

Pedro
(que deixou a engenharia há dois anos em prol de coisas doutro quadro do fórum ;) )

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #11 em: 17 de Setembro de 2006, 17:14:41 »
Olá

Como não tenho muito a dizer neste tema passei só para dar uma ferramenta que talvez vos possa ser útil.

Copyright Beat Felber @ http://www.engineeringwithabs.ch/

Boas construções
« Última modificação: 17 de Setembro de 2006, 17:18:43 por pedroagnelo »
Pedro Agnelo

Rafael

• Visitante
« Responder #12 em: 17 de Setembro de 2006, 21:21:36 »
Infelizmente não tenho dobradiças desse género Pedro :-[. Mas podemos discutir uma solução. Pode ir ao Messenger neste momento?

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #13 em: 18 de Setembro de 2006, 11:15:56 »
Não vão tentar fazer primeiro o modelo/esboço em cad ? Assim não tinham o problema das peças mas levanta a seca de fazer o modelo em cad ...
Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #14 em: 18 de Setembro de 2006, 11:50:53 »
Não vão tentar fazer primeiro o modelo/esboço em cad ? Assim não tinham o problema das peças mas levanta a seca de fazer o modelo em cad ...

Resumiste a questão de forma eficaz...  ;D
Já tenho algumas ideias e rascunhos feitos, mas a parte do CAD vai demorar alguns dias (as rotações são muito miudinhas).

Pedro