Sem querer entrar ainda no tema do tópico, a discussão da prova, estou a gostar bastante do rumo que a conversa está a tomar. FC e fantasia são dos meus temas preferidos de conversa e esta já tem bastante pano para mangas. Mas permitam-me meter o bedelho apenas em um ou dois pontos.
(...) Quanto a serem obras.. a enciclopédia não é uma obra literária porquê? E o postal também não é uma obra de arte?
Um enciclopédia não é uma obra literária. Uma obra literária é tudo o que cabe na literatura. E uma enciclopédia é uma obra didáctica.
E uma obra de arte é isso mesmo: uma obra de arte.
E ficção científica é um género de literatura que muitas vezes é adaptado para cinema ou televisão.
Formei-me em Literatura. E garanto que as enciclopédias, as obras de filosofia, etc., eram estudadas enquanto formas de literatura, especialmente, mas não só, em francês e alemão. Ter a Wikipedia como fonte de todo o saber não é uma boa política, especialmente quando o próprio artigo refere a literatura artística como sendo o campo onde entra a ficção, que é onde estás a enquadrar a "literatura". OU seja, não é a ficção que é a literatura; a ficção faz parte da literatura.
A enciclopédia frisada nesta discussão não será uma enciclopédia
per se, como tu, marcos, a estás a querer definir. A enciclopédia aqui referida é uma obra de ficção científica, ou de futurologia, se preferires, logo, afasta-se do conceito de "enciclopédia" que queres transmitir, que dizes ser "didáctica", o aglomerar de conceitos e definições, à semelhança de um dicionário, embora mais desenvolvido.
uma obra de arte é uma obra de arte. certo, concordo. mas e depois? uma obra de arte não pode ter como tema ficção científica? (a possível definição do termo "ficção científica" pode ser abordado mais à frente, já lá vamos)
E ficção científica é um género de literatura que muitas vezes é adaptado ao cinema? também o contrário é verdadeiro, embora conceda que seja menos frequente. mas não te esqueças de que ficção científica não é
só literatura. é muitas outras coisas. a enciclopédia do Catarino é ficção científica, e os postais do Noro são ficção científica.
ora isso leva-nos à definição de FC. o que é ficção científica? não é este o lugar para tentar apresentar uma tentativa de definição de FC, mas grosso modo será tudo o que implique conceitos ou desenvolvimentos científicos que sejam plausíveis e tenham uma base sustentável à data da criação.
Quer dizer que, por exemplo a saga Star Wars não é FC.. visto que primeiro apareceu no cinema e só depois em livro... 
agora pego contigo, Baixinho

Pois, a bem da verdade, e embora seja profundamente controverso, SW não é ficção científica, é fantasia com um fundo extra-terrestre.