Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Medidas do stud  (Lida 9364 vezes)

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
Medidas do stud
« em: 23 de Fevereiro de 2010, 23:16:09 »
Porque é que o brick 1x1 têm as medidas que têm ?

Isto pode parecer estúpido, mas é algo que me intriga um pouco, era mais simples fazer todos os lados com as mesmas medidas, e era mais fácil fazer modelos à escala ...

Alguém sabe o porquê das unidades LEGO ter as medidas que têm ?

P.S. : O tópico não ficou com um nome compatível com a questão, se calhar é melhor mudar para "O porquê das medidas do brick 1x1 ?"
Nine

Tito

• Moderador
  • .....
  • Estica estica que está encolhida...
    • Vai De Escadas
Re:Medidas do stud
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2010, 00:33:10 »
Eu faria mais a pergunta "Porquê as medidas do sistema System?".

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2010, 01:33:19 »
Porque é que o brick 1x1 têm as medidas que têm ?

Já li uns quantos artigos sobre isso... e acho que é questão para colocar no museu. Tenho respostas díspares para isso :-\

Recordo-me de ter lido algo sobre serem medidas até certo ponto acidentais, que por um lado se tornaram uma dor de cabeça, mas por outro até se revelaram um erro "útil" - porque constituem um desafio muito mais interessante!

Vou procurar na literatura cá de casa...

Pedro

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2010, 09:24:27 »
Não tenho a certeza, mas acho que as medidas não são uma ideia da LEGO mas sim da Kiddycraft e tem como origem o brick 2x4. A partir dessa peça é que foram calculadas todas as outras. Claro que aí se poderá perguntar porque é que a plate é um terço de um brick e não metade :D

Tito

• Moderador
  • .....
  • Estica estica que está encolhida...
    • Vai De Escadas
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2010, 09:30:59 »
Desconhecia completamente essa Kiddicraft. Fui investigar e, segundo a wikipedia, a LEGO copiou o design e mais tarde comprou os direitos, mesmo antes de lançar a primeira patente.

Mais história: http://www.hilarypagetoys.com/

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2010, 09:39:04 »
Desconhecia completamente essa Kiddicraft. Fui investigar e, segundo a wikipedia, a LEGO copiou o design e mais tarde comprou os direitos, mesmo antes de lançar a primeira patente.

Mais história: http://www.hilarypagetoys.com/

Já tinha destacado à uns tempos um artigo bem porreiro sobre o tema no LUGNET: http://news.lugnet.com/general/?n=54084

(...) mesmo antes de lançar a primeira patente.
(...)

O grande feito da LEGO não foram os studs nem as medidas, mas sim os tubos inferiores que faziam com as peças "colassem" em vez de ter um encaixe seguro só pela gravidade.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 09:41:02 por LBaixinho »

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2010, 15:12:27 »
O grande feito da LEGO não foram os studs nem as medidas, mas sim os tubos inferiores que faziam com as peças "colassem" em vez de ter um encaixe seguro só pela gravidade.

... ou pela contracção da peça. Os bricks de ranhura não funcionam por gravidade, mas sim pela deformação plástica das paredesda peça, aproveitando a ranhura para não ficar em esforço.

Pedro

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2010, 13:17:05 »

... ou pela contracção da peça. Os bricks de ranhura não funcionam por gravidade, mas sim pela deformação plástica das paredesda peça, aproveitando a ranhura para não ficar em esforço.

Durante algum tempo a LEGO deixou de utilizar os bricks com ranhura (ranhura que tinha como função a possibilidade de colocar paineis para portas e janelas) e teve uns bricks sem tubos e sem ranhura.