Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: 6.ª Edição do Grande Jogo 0937 - discussão da Prova de MOCs Grande  (Lida 3072 vezes)

Diaaabo

• .....
Re:6.ª Edição do Grande Jogo 0937 - discussão da Prova de MOCs Grande
« Responder #15 em: 29 de Janeiro de 2010, 18:14:02 »
O cansaço, os trabalhos e os exames vão levar a melhor... não irei participar nesta prova de MOCs. Boa sorte a todos, espero ansiosamente para ver o que vai sair daí :-)d

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #16 em: 29 de Janeiro de 2010, 18:33:28 »
Ainda nem comecei!  >:D

Isto é que vai ser uma maratona bonita vai  ;D

Speed building FTW!  :D

Será que vou jantar?  :?

Diaaabo

• .....
« Responder #17 em: 29 de Janeiro de 2010, 18:34:54 »
Será que vou jantar?  :?

Umas bolachinhas e cházinho ou hot chocolate costumam ser a minha companhia a construir :P ou atão comes depois da meia noite :D boa sorte!

NaNeto

• .....
  • Medieval Man
    • Flickr Gallery
« Responder #18 em: 29 de Janeiro de 2010, 19:26:35 »
Ainda nem comecei! 

Nem comeces pá, não vale a pena.  >:D

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #19 em: 29 de Janeiro de 2010, 20:37:07 »
Por acaso vou jantar  :D

Ainda nem comecei! 

Nem comeces pá, não vale a pena.  >:D

Já comecei e já acabei! Não está um primor, mas em pouco mais de uma hora o resultado até foi interessante  ;D

Falta fotografar!

Até logo!

Noro

• .....
    • Flickr
« Responder #20 em: 29 de Janeiro de 2010, 20:45:58 »
Só comecei o meu ontem à noite e acabei há pouco, o que quer dizer que as fotos vão sair um nojo por causa da falta de luz natural. Paciência, pelo menos participo com alguma coisa...

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
    • A minha janela para o mundo!
« Responder #21 em: 29 de Janeiro de 2010, 23:58:00 »
Das três construções apresentadas até agora, apenas a do Baixinho foi inspirada num livro de ficção científica.

Segundo a resposta que me foi dada como esclarecimento do objectivo da prova:

A fonte de inspiração tem obrigatoriamente de vir de uma obra de ficção científica? Não pode ser, por exemplo, uma frase emblemática que alguma forma tenha sido profética?

Não, tem de ser de uma obra de ficção científica. Podes sempre usar uma frase que esteja nalguma obra do género.
(...)

... as outras duas construções não estão fora do que era pedido?! A do catarino parece-me que foi construída com base numa espécie de enciclopédia e a do Noro inspirada em postais.

Não estou a querer tirar o mérito de cada um dos trabalhos, mas não me parecem entradas válidas.

Aliás, do pouco tempo que tive para pesquisar, encontrei umas frases emblemáticas que me deram algumas ideias, mas pela resposta que obtive do Biczzz acabei por desistir delas e mesmo da prova. Estive o dia todo a trabalhar para o meu pai e não tinha mais tempo para pesquisar o que quer que fosse.

Se por ventura percebi algo errado no meio de isto tudo, peço desculpa aos "lesados"!  :)

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #22 em: 30 de Janeiro de 2010, 00:30:42 »
Das três construções apresentadas até agora, apenas a do Baixinho foi inspirada num livro de ficção científica.

Segundo a resposta que me foi dada como esclarecimento do objectivo da prova:

A fonte de inspiração tem obrigatoriamente de vir de uma obra de ficção científica? Não pode ser, por exemplo, uma frase emblemática que alguma forma tenha sido profética?

Não, tem de ser de uma obra de ficção científica. Podes sempre usar uma frase que esteja nalguma obra do género.
(...)

... as outras duas construções não estão fora do que era pedido?! A do catarino parece-me que foi construída com base numa espécie de enciclopédia e a do Noro inspirada em postais.
(...)
Não percebi porque não as consideras obras de ficção científica? Por ser uma enciclopédia e outra um postal?

Biczzz

• .....
  • Fui eu que fiz os carrinhos.
    • O blog do Biczzz
« Responder #23 em: 30 de Janeiro de 2010, 00:40:33 »
(...)

Ainda estamos a analisar as entradas, mas em princípio as obras em que os três MOCs se basearam são válidas. São consideradas obras de ficção científica e o ano para essas previsões está bem explícito.
Apenas uma frase isolada dificilmente se considerará uma obra...
Ricardo

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #24 em: 30 de Janeiro de 2010, 01:47:04 »
Não percebi porque não as consideras obras de ficção científica? Por ser uma enciclopédia e outra um postal?

Ou porque deixaste de participar tendo em conta a resposta do Biczzz. Tanto quanto pude entender do que ele disse, não me parecia estar a limitar-te de modo nenhum.

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
« Responder #25 em: 30 de Janeiro de 2010, 09:55:52 »
Aqui a questão não se prende tanto com o eu ter deixado de participar, acreditem! Até porque, ainda que participasse muito dificilmente chegaria ao terceiro lugar sequer, portanto... :)

Simplesmente questionei a validade das entradas a concurso, porque no meu entender - e não estou a querer roubar o lugar ao júri - uma enciclopédia e um postal não são obras de ficção. Mas também quem disse que tenho a razão do meu lado? Eu questionei apenas, nada mais... :)

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #26 em: 30 de Janeiro de 2010, 09:59:32 »
Tanto o postal como a enciclopédia são claramente obras de ficção científica. De época, mas são.
Quanto a serem obras.. a enciclopédia não é uma obra literária porquê? E o postal também não é uma obra de arte?

Diaaabo

• .....
« Responder #27 em: 30 de Janeiro de 2010, 10:10:25 »
Pessoalmente não ponho em causa a validade das fontes. Existem, referem-se a um futuro que afinal não aconteceu, ergo são válidas.

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #28 em: 30 de Janeiro de 2010, 10:53:25 »
Aqui a questão não se prende tanto com o eu ter deixado de participar, acreditem! Até porque, ainda que participasse muito dificilmente chegaria ao terceiro lugar sequer, portanto... :)

Simplesmente questionei a validade das entradas a concurso, porque no meu entender - e não estou a querer roubar o lugar ao júri - uma enciclopédia e um postal não são obras de ficção. Mas também quem disse que tenho a razão do meu lado? Eu questionei apenas, nada mais... :)

Para mim a questão é não perceber, caso tivesses tido oportunidade, porque deixarias de participar com base na resposta que o Biczzz te deu à tua pergunta.
Ele disse claramente que não precisava de ser estritamente de uma obra de ficção científica. No princípio do tópico o Baixo também perguntou se se podiam tirar inspirações de filmes ao que a resposta também foi positiva.

E também à isto:

E não se esqueçam que não têm de ser só imagens a vossa fonte de inspiração. Podem dar-nos a vossa interpretação de um livro, por exemplo.
E também não tem de ser apenas máquinas ou veículos, podem representar evoluções tecnológicas ou ideológicas.

A interpretação que eu fiz de tudo isto foi que, se encontrasse alguma coisa que fosse antiga, que prevesse de algum modo como seria o futuro, fosse um livro(qualquer tipo), filme, imagem, frase etc, me daria elementos necessários para fazer um MOC para a prova.

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
« Responder #29 em: 30 de Janeiro de 2010, 11:11:20 »
Eu nunca disse que tinha de ser uma obra literária. Foi o baixinho que falou nisso:

(...) Quanto a serem obras.. a enciclopédia não é uma obra literária porquê? E o postal também não é uma obra de arte?

Um enciclopédia não é uma obra literária. Uma obra literária é tudo o que cabe na literatura. E uma enciclopédia é uma obra didáctica.

E uma obra de arte é isso mesmo: uma obra de arte.

E ficção científica é um género de literatura que muitas vezes é adaptado para cinema ou televisão.

(...)
Para mim a questão é não perceber, caso tivesses tido oportunidade, porque deixarias de participar com base na resposta que o Biczzz te deu à tua pergunta.
Ele disse claramente que não precisava de ser estritamente de uma obra de ficção científica. (...)

Então lamento informar-te que leste mal (atenta na vírgula):
(...)
(...)

Mais uma vez reforço que não estou aqui para discutir a minha participação ou falta dela! Foi deliberada e consciente.... :)

Agora se me dão corda, contra-argumentando, não esperem que fique calado!  :D

E reforço que, para o caso de haver alguma dúvida, não estou a "discutir"... Acho que apenas estamos a ter uma conversa saudável sobre uma questão que suscitou dúvidas, certo?