Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Dúvidas sobre comboios (foi: comboios)  (Lida 2974 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Dúvidas sobre comboios (foi: comboios)
« Responder #15 em: 23 de Novembro de 2009, 11:23:37 »
Nuno,

Nessa solução, do isolamento das linhas com o papel, parece-me que há um momento, quando as rodas metálicas passam mesmo por cima da junção de linhas, em que os dois circuitos ficam juntos, ou seja, deixam de estar isolados por instantes. O problema que vejo é se tens cada circuito com alimentação em sentidos diferentes do movimento, haverá um curto-circuito chato!! Na tua solução específica parece-me que nunca tens os dois circuitos alimentados ao mesmo tempo, e portanto aquele perigo não se aplica, mas cuidado ao evoluir a solução.

Mas não é possível isolar a própria superfície do carril por alguns milímetros de comprimento, no ponto de união?
Ou seja, não seria apenas isolar um carril do outro, mas também das próprias rodas do comboio. Claro que o motor tem dois eixos e apenas um ficaria isolado em cada momento, pelo que o comboio conseguiria na mesma avançar.

Estou a especular sobre a eventual utilidade disto, atenção :-X

Pedro

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #16 em: 23 de Novembro de 2009, 11:29:53 »
Bem.. vou ver se entendi.
Há risco de curto circuito quando o boogie motorizado tem um rodado num circuito e outro noutro circuito.
Se ele estiver a andar, acho que o problema ocorre num espaço de tempo bem curto para haver problemas. Lembrem-se que o regulador de velocidade está protegido contra curto-circuitos. Se estiver parado.. não há corrente :)

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
« Responder #17 em: 23 de Novembro de 2009, 11:39:26 »
Eu só uso um regulador de tensão. Com este sistema nunca tenho comboios em sentidos opostos mas se tiver dormido bem consigo ter 3 comboios a andar com velocidades diferentes(por causa do peso) passando por percursos diferentes. Quando estão quase a juntarem-se, corto a alimentação de um troço.

Com dois, é obviamente canja mas com 3 é um desafio evitar que eles se colem, o que acaba por acontecer mais tarde ou mais cedo.

un certain nuno2500

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #18 em: 23 de Novembro de 2009, 13:42:32 »
Bem.. vou ver se entendi.
Há risco de curto circuito quando o boogie motorizado tem um rodado num circuito e outro noutro circuito.
Se ele estiver a andar, acho que o problema ocorre num espaço de tempo bem curto para haver problemas. Lembrem-se que o regulador de velocidade está protegido contra curto-circuitos. Se estiver parado.. não há corrente :)

Tens razão! Estava só a pensar num rodado, mas os dois de cada lado estão ligados por dentro do motor!!
Estar protegido é bom, mas o resultado é não alimentar a pista, ou seja, o comboio pode parar ainda na situação de curto circuito e não sair de lá.