Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Dúvidas sobre comboios (foi: comboios)  (Lida 2973 vezes)

nelsonaux

• .
Dúvidas sobre comboios (foi: comboios)
« em: 19 de Novembro de 2009, 13:59:05 »
Boa tarde.

Gostava que me tirasse algumas dúvidas se fosse possível.

Não percebo nada de comboios da lego nem sei onde encontrar.

Gostava de fazer uma linha ou duas como fazem no tomar lego mas não sei quais é que utilizam 4,5v 9v ou 12v?

Queria saber também se funciona a pilhas ou corrente eléctrica e como se os carris possuem electricidade.

Gostava que me ilucidasse um pouco.

Obrigado

Cumprimentos

Nelsonaux
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 14:47:36 por LBaixinho »

Francisco

• .....
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:Dúvidas sobre comboios (foi: comboios)
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2009, 17:21:21 »
em tomar utilizamos 9V...

embora ainda os 9V ainda estejam a ser bastante utilizados, os digitais começam a aparecer...

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #2 em: 19 de Novembro de 2009, 21:31:04 »
O ups tinha feito este post (que foi apagado devido à duplicação do post inicial):

Podes começar por aqui: http://comunidade0937.com/wiki/index.php?title=Comboio

De resto a solução actual passa por linhas não electrificadas e comboios comandados remotamente!
tânia
boas construções!

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #3 em: 19 de Novembro de 2009, 21:34:21 »
Tomás,

O Nelson sabe onde pode comprar LEGO, o que ele pediu foram informações sobre as dúvidas e onde encontrar essas informações.
Novamente, peço-te para leres com muita atenção os posts a que respondes para dessa forma contribuíres positivamente.
tânia
boas construções!

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
un certain nuno2500

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #5 em: 20 de Novembro de 2009, 09:07:46 »
Sei que já ouve discussões do género aqui no fórum. É questão de se fazer umas pesquisas :)

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #6 em: 20 de Novembro de 2009, 10:54:54 »
Tomás,

O Nelson sabe onde pode comprar LEGO, o que ele pediu foram informações sobre as dúvidas e onde encontrar essas informações.
Novamente, peço-te para leres com muita atenção os posts a que respondes para dessa forma contribuíres positivamente.

Não foi essa a interpretação que eu fiz, uma vez que o Nelson diz: ”não percebo nada de comboios da lego  nem sei onde encontrar”
E foi por isso que dei essa resposta, se a achaste fora de contexto peço desculpa mas o meu propósito era ajudar o Nelson e penso que o fiz.

Mas também já sabes que as CdU proíbem referências a lojas não autorizadas e são desincentivadas conversas que poderão levar a que alguém quebre as CdU sem se aperceber. Como deves ter reparado o pessoal simplesmente ignora perguntas que envolvam esse tema e se quiserem, respondem por outras vias para respeitar as CdU. Aliás, já foste uma vez advertido por uma razão semelhante.
É escusado dizer que várias advertências despoletam consequências.

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #7 em: 20 de Novembro de 2009, 14:03:58 »
eu até nova ideia, vou-me manter pelos comboios de 9v, que é como quem diz com linhas electrificadas e os pequenos motores electricos sobre as linhas.

Se o material de 9V alguma vez me vier a escassear pensarei na conversão para o sistema que na altura existir e servir os superiores interesses dos meus filhos.

O unico inconveniente que vejo no 9v é não conseguir colocar dois comboios sobre a mesma linha com velocidades diferentes, e como me parece um inconveniente de menor monta, não ligo.

Aconselho a consulta ainda as revistas da railbrick para ver as potencialidades das duas soluções.

nuno2500

• .....
    • Flickr
« Responder #8 em: 20 de Novembro de 2009, 15:18:15 »
eu até nova ideia, vou-me manter pelos comboios de 9v, que é como quem diz com linhas electrificadas e os pequenos motores electricos sobre as linhas.

Se o material de 9V alguma vez me vier a escassear pensarei na conversão para o sistema que na altura existir e servir os superiores interesses dos meus filhos.

O unico inconveniente que vejo no 9v é não conseguir colocar dois comboios sobre a mesma linha com velocidades diferentes, e como me parece um inconveniente de menor monta, não ligo.

Aconselho a consulta ainda as revistas da railbrick para ver as potencialidades das duas soluções.

Uma vantagem obvia dos 9V é a alimentação. Cá em casa os comboios andam TODOS os dias. Passo por lá e ponho um a rodar. Depois fica para ali a viajar. Às vezes ligo um temporizador ao transformador para ele ligar e desligar  sozinho. Se fosse a pilhas :-\
un certain nuno2500

eurobot

• .....
  • Kronebot
« Responder #9 em: 21 de Novembro de 2009, 14:56:35 »
O único inconveniente que vejo no 9v é não conseguir colocar dois comboios sobre a mesma linha com velocidades diferentes, e como me parece um inconveniente de menor monta, não ligo.

Mas se isso fosse possível, não ia tornar inevitável um choque entre os dois comboios?

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #10 em: 21 de Novembro de 2009, 15:43:48 »
O único inconveniente que vejo no 9v é não conseguir colocar dois comboios sobre a mesma linha com velocidades diferentes, e como me parece um inconveniente de menor monta, não ligo.

Mas se isso fosse possível, não ia tornar inevitável um choque entre os dois comboios?

Ora aqui está porque é que só me interessei por linhas de comboio Lego depois de passarem para as linhas controladas remotamente!  ;)
O ideal era manterem as linhas electrificadas, mas o motor ser controlado remotamente (ou não). Teoricamente e desmanchando um motor 9V (dos para linhas electrificadas) já dará para fazer isto.

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #11 em: 21 de Novembro de 2009, 17:51:40 »

Depende... pode até ser um desafio: jogas com as agulhas para que os comboios nunca tenham de ser parados no regulador, sem colidir ;)

Pedro

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #12 em: 21 de Novembro de 2009, 18:01:02 »
a minha ideia para já é ter uma pista suficientemente longa, por forma a poder colocar os comboios em marcha e não colidirem. Obviamente que os comboios conforme a configuração ficam mais lentos uns que outros, e aí estou tentado a ter uma solução de duas linhas em que os comboios alternam a linha e assim nunca haverá no mesmo seguemento duas composições.

faltará saber se conjugando os receptores IR se consegue fazer a interrupção da electricidade nas 9v e aí teria hipotese de fazer cruzamentos com semaforos... mas penso que não dá, mas é apenas uma ideia a desenvolver.

Não sou apologista de mexer no interior dos motores, primeiro não tenho muito conhecimento deles, e segundo temo estraga-los e pensando bem cada um custa no minimo 17 €.

nuno2500

• .....
    • Flickr
« Responder #13 em: 23 de Novembro de 2009, 08:51:32 »
a minha ideia para já é ter uma pista suficientemente longa, por forma a poder colocar os comboios em marcha e não colidirem. Obviamente que os comboios conforme a configuração ficam mais lentos uns que outros, e aí estou tentado a ter uma solução de duas linhas em que os comboios alternam a linha e assim nunca haverá no mesmo seguemento duas composições.

faltará saber se conjugando os receptores IR se consegue fazer a interrupção da electricidade nas 9v e aí teria hipotese de fazer cruzamentos com semaforos... mas penso que não dá, mas é apenas uma ideia a desenvolver.

Não sou apologista de mexer no interior dos motores, primeiro não tenho muito conhecimento deles, e segundo temo estraga-los e pensando bem cada um custa no minimo 17 €.

Já pensaste numa solução como a minha?
Solução encontrada por agora. O passo seguinte é ver se dá para fazer toda em Lego. Parece que os switchs manuais Power F são só inversores, o que me está a dar cabo do plano. Aqui vai:

1 - Isolar a alimentação com umas tirinhas de papel nos encaixes:

2 - Ligar alimentação ao troço isolado:

3 - Controlar a alimentação do troço:

4 - Funcionamento:

A linha azul é controlada pelo desvio

A linha verde é controlada pelo sistema de alimentação do troço isolado

Não foto não se vê mas ainda há um terceiro comboio estacionado num desvio. Assim é possível fazer com que os comboios parem para não se enfiarem uns nos outros.

un certain nuno2500

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #14 em: 23 de Novembro de 2009, 10:54:56 »
Nuno,

Nessa solução, do isolamento das linhas com o papel, parece-me que há um momento, quando as rodas metálicas passam mesmo por cima da junção de linhas, em que os dois circuitos ficam juntos, ou seja, deixam de estar isolados por instantes. O problema que vejo é se tens cada circuito com alimentação em sentidos diferentes do movimento, haverá um curto-circuito chato!! Na tua solução específica parece-me que nunca tens os dois circuitos alimentados ao mesmo tempo, e portanto aquele perigo não se aplica, mas cuidado ao evoluir a solução.