Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Construção virtual portátil  (Lida 3406 vezes)

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
Construção virtual portátil
« em: 07 de Fevereiro de 2007, 08:54:48 »
Como já devem ter reparado, o meu browser é o firefox. Como trabalho em vários computadores e em alguns deles não tenho permissão para instalar programas, arranjei uma versão portátil do firefox. Ou seja essa versão é instalada na USB flash drive (pen) e funciona em qualquer computador e guarda sempre as minhas definições.
A minha pergunta agora é esta. Existe uma versão portátil de algum dos programas de construção virtual. Do LDD duvido, mas e o LeoCad e o MLCAD?

ups

• Moderador
  • .....
Re: Construção virtual portátil
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2007, 09:41:04 »
A pergunta é até que ponto esses programas usam informação guardada no profile ou pastas de sistema. Se apenas correrem com a informação que têm na pasta em que foram instalados, então podem ser instalados numa pen sem qualquer problema.
Fundador da Comunidade0938!

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2007, 11:03:35 »
Ás vezes funciona sem precisar de versões especiais, tenta instalar numa pen os programas e depois tenta correr o programa em outro computador, pode ser que funcione. Experimenta e depois diz como correu.
Nine

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2007, 11:16:44 »
Humm, a ideia é boa. Desde que não precise de definições do sistema, dlls, etc e tal, deve correr bem.
Mas para isso tenho que ter uma pen que chegue para tudo :(
Não estou em casa, alguém me sabe dizer quanto é que ocupa só o ldraw e mlcad (instalados)?

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2007, 11:24:54 »
As minhas instalações não das mais fiáveis, mas tenho 70 mb para a pasta LDraw e 3,2 para o MLCAD.
Nine

Biczzz

• .....
  • Fui eu que fiz os carrinhos.
    • O blog do Biczzz
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2007, 11:41:16 »
Estive mesmo agora a experimentar e funciona.
Aqui está como eu fiz:
1 - extrair os ficheiros ldraw.exe, complete.exe e ldrawunf.zip (opcional) para a pen. Por exemplo J:/LDRAW;
2 - extrair o MLCad para essa pasta. Ele encontra logo o ficheiro ldraw.exe por isso nem vai perguntar a localização;
3 - responder sempre "não" quando o MLCad perguntar se queres associar os tipos de ficheiros. Este deve ser o único tipo de dados que ele escreve no registo do sistema;
4 - No menu File do MLCad clicar na opção "Scan parts";
A partir daqui ele escreve tudo na pen.
A instalação completa com as peças não oficiais ocupou 55,5MB.
Isto foi testado no meu computador a correr com privilégios de administrador, não sei se funcionará com contas de utilizador limitadas.
Ricardo

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2007, 11:46:16 »
Tens é que pegar na Pen e experimentar em outro computador, ele pode instalar ficheiros dll no sistema e não dás conta.
Nine

Biczzz

• .....
    • O blog do Biczzz
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2007, 11:55:36 »
Tens é que pegar na Pen e experimentar em outro computador, ele pode instalar ficheiros dll no sistema e não dás conta.

Acho que não. O ldraw é um conjunto de ficheiros que se extrai numa pasta e de lá não saem. O MLCad só traz um ficheiro .dll no arquivo e só o encontrei na pasta do programa e em mais nenhuma pasta do sistema.

O meu computador tem duas instalações do windows, experimentei naquela que não tem quase nada instalado e funcionou.
Ricardo

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro de 2007, 12:19:34 »
Parece prometedor :)

Toca a arranjar mais espaço na pen e fazer a instalação!

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #9 em: 07 de Fevereiro de 2007, 12:24:51 »
Eu perdi a minha pen :'(
Fundador da Comunidade0938!

Biczzz

• .....
    • O blog do Biczzz
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2007, 12:28:03 »
E será que é legal se fizermos um pacote com tudo isso pronto a instalar? Remover aquela mensagem no princípio do MLCad não deve ser problema. Ficava tudo dentro de um arquivo .zip ou .exe auto-executável e depois seria só instalar na pen e ficava tudo imediatamente configurado e pronto a usar.
Ricardo

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro de 2007, 12:32:07 »
E será que é legal se fizermos um pacote com tudo isso pronto a instalar? Remover aquela mensagem no princípio do MLCad não deve ser problema. Ficava tudo dentro de um arquivo .zip ou .exe auto-executável e depois seria só instalar na pen e ficava tudo imediatamente configurado e pronto a usar.

A ideia é óptima! Será que ainda vai a tempo para eu experimentar ainda esta semana???  ;D

Biczzz

• .....
    • O blog do Biczzz
« Responder #12 em: 07 de Fevereiro de 2007, 12:39:03 »
É possível, vou começar a fazer isso depois de almoço  ;D
Ricardo

Biczzz

• .....
    • O blog do Biczzz
« Responder #13 em: 07 de Fevereiro de 2007, 18:12:40 »
O ficheiro está aqui:
http://rapidshare.com/files/15380682/LDRAW.exe.html

Está pronto a funcionar, é só executar o ficheiro, extrair para a pen e correr o ficheiro MLCad.exe
No ficheiro está o MLCad 3.20, o LDraw com a actualização mais recente e as peças não oficiais.
Testei em dois computadores, ambos a correr o Windows XP com conta de administrador.

Mas existem uns pequenos problemas:
Não me consegui livrar da mensagem ao inicio que pergunta se queremos registar os tipos de ficheiro. A solução, por agora, é responder não sempre que se inicia o programa.
O MLCad deve guardar as preferências noutro lado qualquer sem ser na própria pasta. A posição da barra de ferramentas é guardada mesmo depois de fazer uma nova instalação. Infelizmente não consegui encontrar nenhuma entrada no registo nem nenhum ficheiro onde isso possa estar guardado.

Se houver problemas com o Rapidshare eu posso fazer o upload para outro servidor qualquer.
Ricardo

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #14 em: 08 de Fevereiro de 2007, 09:02:52 »
Tive problemas.

Fiz o download directo para a pen. Ao executar o ficheiro tento extrair para a mesma pen e simplesmente para ao 65%.
Tenho 170 MB livres na Pen e estou num computador onde a minha conta é limitada.

Qual é o tamanho do ficheiro?