Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: 1º LusOlympics - Discussão  (Lida 5371 vezes)

Tito

• Moderador
  • .....
  • Estica estica que está encolhida...
    • Vai De Escadas
1º LusOlympics - Discussão
« em: 07 de Setembro de 2009, 13:21:58 »
Este tópico deve ser utilizado para colocar todas as questões relativas ao funcionamento do LusOlympicswiki.

As principais informações sobre o jogo serão colocadas no tópico '1º LusOlympics'.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 13:24:12 por IcePicK »

Catarino

• .....
    • Brickshelf
Re:1º LusOlympics - Discussão
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2009, 14:00:09 »
As primeiras rondas na fase de grupos serão feitas para todos os elementos de um determinado grupo? Ainda é bastante  :D Neste momento seriam mais ou menos 7/8 pessoas a concorrer.

Não percebi como será feita a atribuição de pontos. Percebi sim a questão da beleza, técnicas, etc etc mas não o número de contemplados na pontuação?
Haverão 1º, 2º e 3º classificado? Todos os MOC's são passíveis de receber pontos? Como é que vai ser exactamente?

Qual será o processo de escolha dos grupos? Quando dizem aleatoriamente vão fazer exactamente o quê?

Fora isso, venham de lá esses grupos!  :-)||
Quero saber quem é a concorrência  >:D

Tito

• Moderador
  • .....
    • Vai De Escadas
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2009, 14:27:16 »
As primeiras rondas na fase de grupos serão feitas para todos os elementos de um determinado grupo? Ainda é bastante  :D Neste momento seriam mais ou menos 7/8 pessoas a concorrer.

Na fase de grupos, em cada ronda são lançados temas. A cada grupo é atribuído um sub-tema e todos os participantes desse grupo vão construir para esse sub-tema.

Não percebi como será feita a atribuição de pontos. Percebi sim a questão da beleza, técnicas, etc etc mas não o número de contemplados na pontuação?

Cada membro do juri vai ter pontos para dar. Por exemplo, num grupo com 3 pessoas eu posso dar 1 ponto ao A, 2 pontos ao C e 3 pontos ao B. Depois são somados os pontos de cada juri para apurar o total. Nunca vão haver participantes sem pontos. O apuramento é apenas feito dentro dos grupos, ou seja, um grupo de 7 pessoas não tem desvantagens em relação a um grupo de 8 pessoas.

Haverão 1º, 2º e 3º classificado? Todos os MOC's são passíveis de receber pontos? Como é que vai ser exactamente?

No final da segunda fase vão haver 3 classificados. Não percebi a parte do "Todos os MOC's são passíveis de receber pontos?".

Qual será o processo de escolha dos grupos? Quando dizem aleatoriamente vão fazer exactamente o quê?

Todos os processos de divisão em grupos e atribuição de temas vão ser sorteados recorrendo a um gerador de números aleatórios.

---

Em breve será divulgada a organização da segunda fase que já está determinada.

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2009, 14:46:36 »
Já puseram a hipótese de alguém estar inscrito e por qualquer razão acabar por não participar, no jogo todo ou numa só prova?
tânia
boas construções!

Tito

• Moderador
  • .....
    • Vai De Escadas
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2009, 15:21:52 »
Já puseram a hipótese de alguém estar inscrito e por qualquer razão acabar por não participar, no jogo todo ou numa só prova?

Foi acrescentado o ponto 3.3 às regras

Citação de: IcePicK
A não apresentação de uma construção resulta na não pontuação por parte dos júris.

Invariavelmente, quando um jogador não apresenta a construção vai perder pois o/os adversários vão obter pontos e ganhar.

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2009, 15:33:49 »

No final da segunda fase vão haver 3 classificados. Não percebi a parte do "Todos os MOC's são passíveis de receber pontos?".

Nem eu percebi depois de ler  :-[  Esquece esta frase  :D

Cada membro do juri vai ter pontos para dar. Por exemplo, num grupo com 3 pessoas eu posso dar 1 ponto ao A, 2 pontos ao C e 3 pontos ao B. Depois são somados os pontos de cada juri para apurar o total. Nunca vão haver participantes sem pontos. O apuramento é apenas feito dentro dos grupos, ou seja, um grupo de 7 pessoas não tem desvantagens em relação a um grupo de 8 pessoas.

Não percebi muito bem. Temos 4 grupos, A B C D, com (hipoteticamente) 8 concorrentes cada, e chegámos ao fim da primeira prova. Agora os 4 júris vão votar. Como e quanto é que cada júri vota dentro de cada grupo?

Tito

• Moderador
  • .....
    • Vai De Escadas
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2009, 15:56:20 »

Nem eu percebi depois de ler  :-[  Esquece esta frase  :D

Lol  :D

Não percebi muito bem. Temos 4 grupos, A B C D, com (hipoteticamente) 8 concorrentes cada, e chegámos ao fim da primeira prova. Agora os 4 júris vão votar. Como e quanto é que cada júri vota dentro de cada grupo?

Dentro de cada grupo, funciona mais ou menos como as votações do Festival Eurovisão da Canção (se não estou enganado)  :D

Então vamos a um suponhamos...

No grupo A temos as pessoas x, y, z, v, w.

Cada um dos juris vai atribuir pontos a todas as pessoas.
Por exemplo:
- o juri1 atribui os seguintes pontos x=2, y=4, z=1, v=3, w=5.
- o juri2 pode atribuir x=2, y=5, z=1, v=4, w=3.

Isto faz com que seja apurada em primeiro lugar a pessoa y porque somou 9 pontos e em segundo lugar a pessoa w com 8 pontos.

O mesmo processo é feito para os outros grupos ou competições 1vs1 e para tas as rondas.

Por exemplo, o grupo B já tem 6 pessoas j, k, l, m, n, o.

A votação pode ficar:

juri1: j=2, k=1, l=6, m=4, n=5, o=3
...

O que interessa é apurar os 2 melhores de cada grupo.

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2009, 16:01:12 »
Ah bom! Eu gosto é de números!  :D

Já estou esclarecido, muito obrigado ;)
Acho que este exemplo, ou algo semelhante que explique a atribuição de pontos poderia/deveria ir para as regras :)

Tito

• Moderador
  • .....
    • Vai De Escadas
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2009, 16:04:24 »
Acho que este exemplo, ou algo semelhante que explique a atribuição de pontos poderia/deveria ir para as regras :)

Vou tratar disso depois do lanche.

Tito

• Moderador
  • .....
    • Vai De Escadas
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2009, 18:03:00 »
Já coloquei os detalhes do processo de votação na Wiki em LusOlympicswiki

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2009, 18:09:59 »
propostas por propostas

como o objectivo é participar, penaliza-se quem não participa.

Quem não participar anota -1 em vez de 0, uma vez que o ultimo da votação mal ou bem participou e só ganhou 1 ponto

Tito

• Moderador
  • .....
    • Vai De Escadas
« Responder #11 em: 07 de Setembro de 2009, 18:30:30 »
propostas por propostas

Quem não participar anota -1 em vez de 0, uma vez que o ultimo da votação mal ou bem participou e só ganhou 1 ponto

Isso não faz sentido. Ao pontuar 0 pontos já tem a derrota assegurada.

Noro

• .....
    • Flickr
« Responder #12 em: 07 de Setembro de 2009, 18:51:06 »
propostas por propostas

Isso não faz sentido. Ao pontuar 0 pontos já tem a derrota assegurada.

Concordo, 0 pontos em 9 possíveis equivale a derrota imediata, não há necessidade de entrarmos em negativos.

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #13 em: 07 de Setembro de 2009, 21:57:31 »
mais uma a consideração

para que não se diga que a galinha do vizinho é melhor que a minha, propunha que os temas fossem iguais para todos os grupos...

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #14 em: 07 de Setembro de 2009, 22:04:03 »
propunha que os temas fossem iguais para todos os grupos...

Tenho uma opinião contrária. O facto de existirem vários temas, torna o resultado (leia-se MOCs), muito mais diverso e interessante. Outra questão importante prende-se com o facto de eventualmente "forçar" os membros a construir em temas que normalmente possam não o fazer. O que é óptimo para evoluir ;)
tânia
boas construções!