Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Peças sujas  (Lida 9565 vezes)

BrunoSilva13

• .....
  • O MecCo... só demorei meia hora!
Peças sujas
« em: 21 de Outubro de 2008, 14:15:04 »
Tenho comprado algumas coisas no ebay, e por vezes deparo me com peças que vem sujas e com bocados de cola dos autocolantes agarrados, e queria saber se é preciso ter algum cuidado especial a lava-las e se há algum produto recomendado, ou se pode ser com um produto normal tipo cif, fairy, ou algo assim desse género. :)
Preservar e não esquecer o passado é a melhor forma de entender o presente e perspectivar o Futuro.

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Peças sujas
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2008, 14:18:10 »
Tenho comprado algumas coisas no ebay, e por vezes deparo me com peças que vem sujas e com bocados de cola dos autocolantes agarrados, e queria saber se é preciso ter algum cuidado especial a lava-las e se há algum produto recomendado, ou se pode ser com um produto normal tipo cif, fairy, ou algo assim desse género. :)

Sendo peças plásticas, o detergente da louça deve ser seguro. A única situação em que se recomenda outro tipo de cuidados é a das peças metálicas!

Para retirar cola de autocolante, sugiro o recurso ao álcool ou água tépida.

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2008, 14:18:32 »
Quando se trata de cola velha limpo com algodão e álcool e a seguir lavo as peças em àgua morna e sabão
Pedro Agnelo

BrunoSilva13

• .....
  • O MecCo... só demorei meia hora!
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2008, 14:23:15 »
Ok, vou lavar algumas e depois logo digo o resultado, uma coisa que não sai de certeza, é o amarelo das peças brancas, não é?
Preservar e não esquecer o passado é a melhor forma de entender o presente e perspectivar o Futuro.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2008, 14:26:40 »
Ok, vou lavar algumas e depois logo digo o resultado, uma coisa que não sai de certeza, é o amarelo das peças brancas, não é?

Há muita discussão sobre isso aqui no fórum. Mas até agora não se chegou a nenhuma conclusão infalível ^:)^

Pedro

José Carlos Carvalho

• ....
  • Watchout!! They're among us!! XD
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2008, 14:48:16 »

Aí está um problema que tenho nalgumas peças brancas antigas...mas nas novas já não noto essa problemática. E ainda bem! ;)
De qualquer modo, duvido que saia...só se as andares a polir...  :D
Zé Carlos

"A tentar responder a desejos, necessidades e anseios do utilizador." XD

Dedezani

• .....
  • DéDé para as amigas :P
    • BrickShelf
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2008, 15:08:22 »
o amarelo das peças não sai a 100% mas com lixívia já tive resultados muito satisfatórios!!
Sonho concretizado - Billund '10 - NÓS FOMOS!!
0937 - A minha segunda família
André Teixeira

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2008, 16:44:15 »
o amarelo das peças não sai a 100% mas com lixívia já tive resultados muito satisfatórios!!

Eu também.
Mas creio que só compensa em alguns casos, de peças menos comuns e em especial bom estado (salvo pela descoloração). Para bricks, acho que mais vale substituir, são suficientemente baratos :)

Pedro

Mortymore

• ....
  • just4fun
    • BrickShelf
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2008, 16:53:31 »
Isto é apenas uma ideia após ter lido aqui que a lixívia poderia resolver algumas situações de manchas em peças brancas, mas nunca experimentei isto em peças LEGO

Se a líxia se recomenda, mas caso não seja sufuciente, então poder-se-á talvez experimentar com hipoclorito de sódio que é o princípio activo da lixívia, mas mais concentrado, pois o que encontro normalmente á venda tem uma concentração de 14...15% enquanto a lixívia tem 5%.

Ao contrário do que se possa pensar, a lixívia de uma forma geral tem um cheiro mais forte que o hipoclorito de sódio. Não se deixem iludir e descuidar, e tenham cuidado a lidar com isso, e evitem na medida do possível inalá-lo, usem luvas, e cuidado com os tecidos entre outros.

-------------------------------------------------------------------------------------

Das poucas vezes que tive que lavar peças, algumas lavei-as á mão com Fairy, e outras na máquina da roupa, colocando-as dentro de um saco de rede com malha muito fina, e na mesma lavagem que umas toalhas e panos para minimizar os trambolões do saco com peças LEGO

Abraço

PS: Claro que se desaconselha a lavagem á máquina de peças com coisas impresas, e outras mais delicadas.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 16:56:52 por Mortymore »

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2008, 22:15:37 »
Das vezes que lavei peças sujas (ebay) foi à mão, com detergente da louça, água morna e escova dos dentes macia se necessário. Até não era uma tarefa que me desagradava ::)
Também já poli tiles e windscreens muito riscados com Displex.
Mas claro, isto faz-se bem e até é relaxante se for um conjunto pequeno de peças, agora se é um lote muito grande (kilos) aí acho que é de considerar a opção da máquina da roupa.

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2008, 08:06:02 »
Das vezes que lavei peças sujas (ebay) foi à mão, com detergente da louça, água morna e escova dos dentes macia se necessário. Até não era uma tarefa que me desagradava ::)
(...)
Ok.. logo vou ter uma conversa séria com a Rosário...  :-)||

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #11 em: 22 de Outubro de 2008, 12:22:12 »
(...)

lolololol, passou-me pela cabeça exactamente a mesma coisa que o Baixo quando li o teu post >:D
tânia
boas construções!

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
« Responder #12 em: 22 de Outubro de 2008, 12:32:49 »
(...)

lolololol, passou-me pela cabeça exactamente a mesma coisa que o Baixo quando li o teu post >:D

??? não percebi.
Digo que não me desagradava lavar peças de Lego porque era sinal que tinha mais peças para a colecção. Infelizmente já há muito tempo que não tenho de lavar peças, não tenho comprado nada no Ebay os tempos estão maus e os preços altos ^:)^

Americo Verde

• Moderador
  • ......
  • "Sou uma pilha...!"
    • Mão de ABS
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2008, 12:34:29 »
Pois , mas podes vir a ser convidado para.... ;D ;D

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #14 em: 22 de Outubro de 2008, 12:34:39 »
Bem.. pode dizer-se que quem gosta de lavar peças, também gostará de lavar outras coisas ;D
De qualquer maneira já falei com a Rosário  ::)