Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Revisitando o Standard de Cidade  (Lida 4981 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Revisitando o Standard de Cidade
« em: 25 de Junho de 2008, 06:42:21 »
Já devia ter lançado este tópico há mais tempo, mas os exames drenam toda a minha atenção...

Pudemos em Tomar pôr pela primeira vez à prova o Standard 0937 em condições reais de utilização, e como é evidente está na altura de tirar conclusões sobre o desempenho.
Na minha opinião, houve aspectos positivos e negativos.

Como positivo, considero principalmente o reduzido tempo de montagem (em comparação com situações anteriores), e a capacidade mais ou menos alargada de "trocar" a posição relativa dos módulos. A altura reduzida foi muito bem recebida pelos visitantes, a garotada fartou-se de explorar todos os ângulos.
Fiquei muitíssimo satisfeito com a capacidade dos inscritos se lançarem em projectos com prazo e com dimensões rigorosamente estipuladas; as coisas não colidiam umas com as outras.
Como negativo, considero a tremenda monotonia das rectas ferroviárias e da "Avenida". É que nem um ramal se conseguiu lá pôr.

Uma constatação impõe-se: o layout montado era igualmente passível de interpretação por qualquer lado. Mas teria perdido muito caso estivesse encostado à parede? E ficaria melhor ou pior com um formato não-rectangular?

Reparei ainda - e isto é uma observação apenas indirectamente relacionada - que há muita gente a querer participar, mas pouca que se aventura com uma "fatia" inteira. Há maneira de contornar esta situação?

Em resumo - está aberto o período de autocrítica. A cidade, pode ser melhor? E o Standard em si - beneficiaria com ajustes? :)

Pedro

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
Re: Revisitando o Standard de Cidade
« Responder #1 em: 25 de Junho de 2008, 09:45:08 »
Como positivo, considero principalmente o reduzido tempo de montagem (em comparação com situações anteriores), e a capacidade mais ou menos alargada de "trocar" a posição relativa dos módulos. A altura reduzida foi muito bem recebida pelos visitantes, a garotada fartou-se de explorar todos os ângulos.
Fiquei muitíssimo satisfeito com a capacidade dos inscritos se lançarem em projectos com prazo e com dimensões rigorosamente estipuladas; as coisas não colidiam umas com as outras.

Concordo totalmente

Como negativo, considero a tremenda monotonia das rectas ferroviárias e da "Avenida". É que nem um ramal se conseguiu lá pôr.

Uma constatação impõe-se: o layout montado era igualmente passível de interpretação por qualquer lado. Mas teria perdido muito caso estivesse encostado à parede? E ficaria melhor ou pior com um formato não-rectangular?

Não acho que teria perdido muito se tivesse encostado à parede. Seria no entanto mais difícil a montagem e voltar de voltar a pôr um comboio encaixado na linha.
Num formato não rectângular, acho que dificultaria a logistica e a modolarização e não se ganharia nada de especial.

Reparei ainda - e isto é uma observação apenas indirectamente relacionada - que há muita gente a querer participar, mas pouca que se aventura com uma "fatia" inteira. Há maneira de contornar esta situação?

Já dei a minha sugestão noutro tópico algures e um compromisso entre a minha sugestão e os argumentos contra, seria, quem quiser fazer meia fatia, arranjar um parceiro para a outra meia fatia. De qualquer maneira, tanto a minha sugestã como este compromisso, percisam que haja "plates" de recurso com jardim, ou vegetação, para o caso de uma "meia fatia" faltar à montagem. Em último caso, a meia fatia correspondente à que faltou, ficaria também de fora.

Em resumo - está aberto o período de autocrítica. A cidade, pode ser melhor? E o Standard em si - beneficiaria com ajustes? :)

Eu não participei, por isso não é uma "auto-crítica"... mas vou arriscar na mesma dar a minha opinião:
- Baseplates de estrada totalmente diferentes e de várias cores: aspecto geral não harmonioso
- as frentes das casas estavam viradas para o meio do layout em vez de para as bordas maiores do layout, perdendo visibilidade.
- as costas com costas dos prédios formavam corredores desinteressantes e muito visíveis para quem se aproxima pelas bordas maiores.
- as ruas principais, paralelas às bordas maiores, não tinham linhas de prédios mas sim laterais
- linha de combóio monótona

E já chega.... ;)
Reparem que com estas críticas todas, não quero dizer que o layout esteve mal, muito pelo contrário! E em termos de público: arrasou.  :-)d
Acho que há é espaço para melhoria!
ztp

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
« Responder #2 em: 25 de Junho de 2008, 10:11:25 »
Eu acho que no geral o standard funcionou bem. Para primeira experiencia foi :-)d
Agora pontos a melhorar: a interacção entre vizinhos, só assim se poderá combinar a posição dos prédios, os passeios e outras coisas. Neste formato para fazer os prédios com as fachada voltada para a frente só sabendo o que o vizinho do lado vai ter encostado. A não ser que todos combinem e assim todos fazem as fachadas voltadas para a(s) frente(s), mas isso iria resultar mais monótono ainda ::) Outra alternativa, mas que nesta fase como se viu é dificil, é cada partcipante fazer 3 ou mais módulos e aí sim as possibilidades de variar as configurações dentro desse conjunto de módulos será muito maior. Quanto ás linhas de comboio é a mesma coisa, se cada um apenas fizer 1 ou 2 módulos não há outra solução. Não acho que tenha sido assim tão monótono, até porque o tamanho do layout não tão grande que criasse essa ideia de monotonia.
Quanto ao formato rectangular acho que tem mesmo de ser de outra forma iria complicar muito mais. A questão das duas frentes, é o ideal para este standard, se fosse para encostar á parede não poderia ser assim.
Concluindo: para o numero de participantes (e tamanho) do layout nesta fase acho que esta é a melhor e a solução mais prática (também temos de o ser). Se daqui a uns tempos as coisas evoluirem (mais participantes e mais peças para fazer uma coisa realmente grandiosa ::)) então aí terá de se ver um novo standard. Mas acho que este modelo ainda tem muito para evoluir.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2008, 18:09:14 »
Lidas as duas avaliações (e sem prejuízo de outras que ainda surjam!), noto que a ideia do ztp de permitir meios-módulos pretende por um lado faclitar a participação (por exigir menos peças) e a flexibilidade (por dar mais margem nas configurações). A ideia do rupi de fazer módulos múltiplos dá resposta à questão da monotonia da linha.

Quanto ao formato rectangular... aquilo que eu estava a falar não é propriamente o formato redondo nem nada do género, antes a adaptação a uma "cidade-anel", com módulos em redor de um "poço" central, por exemplo. Ou então uma cidade em U. Haveria vantagens, sob o ponto de vista do visitante? E para nós, quais seriam as dificuldades?

Pedro

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2008, 19:39:55 »
Concordo com o que foi dito.

Acho que se 2 membros decidirem fazer uma fatia a meias, o display só tem a ganhar e os membros também.
A monotonia do comboio poderá ser facilmente resolvida (se bem que não ache que seja um grande problema como está).

O tal anel que o gordo fala pode ser uma muito boa solução.
Com os módulos já feitos e apresentados podemos até chegar a soluções engraçadas. Estudar aberturas de espaço para encaixar uns desvios, a utilização de um monorail, etc.

Tenho algo a dizer quanto aos passeios, a sua uniformização é monótona, IMO.
Prefiro ver diferenças aí, ao contrário das roadplates, que julgo ficar melhor uniforme. Até porque depois são parcialmente cobertas com veículos.
tânia
boas construções!

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2008, 20:34:13 »
Para já, só uma ideia quanto às roadplates.
Não se arranjarão roadplates para todos? Haverá maneira de as comprar em bulk? Ou cedidas pela Lego para o display comunitário como já aconteceu com outras baseplates? Outras ideias?
Acho que as roadplates serem uniformizadas, dava logo uma boa melhoria ao display. E é das melhorias que depois de haver uma solução é simples enão deve dar muito trabalho.

tânia

• Fundador
  • ......
    • Pasta do brickshelf
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2008, 20:39:57 »
Estou em negociações com a LEGO Portugal para conseguir road plates em quantidade ;)
tânia
boas construções!

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2008, 20:53:25 »
Estou em negociações com a LEGO Portugal para conseguir road plates em quantidade ;)

Três urras à nossa LA? Hip Hip.....     ;D

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #8 em: 25 de Junho de 2008, 23:31:05 »

E a propósito disso é que ontem surgiram umas ideias interessantes... para "recauchutar" o Standard sem lhe perder as vantagens. :-)||

Pedro

tânia

• Fundador
  • ......
    • Pasta do brickshelf
« Responder #9 em: 26 de Junho de 2008, 13:54:46 »
E a propósito disso é que ontem surgiram umas ideias interessantes... para "recauchutar" o Standard sem lhe perder as vantagens. :-)||

Ok, acho bem.
Como poderiamos alterar o percurso do comboio, sem aumentar muito mais o standard em largura?
tânia
boas construções!

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #10 em: 26 de Junho de 2008, 14:31:59 »
Como poderiamos alterar o percurso do comboio, sem aumentar muito mais o standard em largura?
Uma estação!! (é o que eu me proponho fazer... só não sei quando....  :-\ )
Ocupa é logo umas 4 ou 5 fatias... ainda não me debrucei sobre o assunto...

tânia

• Fundador
  • ......
    • Pasta do brickshelf
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2008, 14:35:51 »

Ó faxavor! Debruce-se então ;D

Com tanta peçita que o senhor tem aí por casa é só começar, força!
tânia
boas construções!

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #12 em: 26 de Junho de 2008, 14:38:16 »
Com tanta peçita que o senhor tem aí por casa é só começar, força!

Donde foste buscar essa ideia?? só se desmontar o Tower Palace.... De outra forma, vamos ter que esperar alguns meses....

tânia

• Fundador
  • ......
    • Pasta do brickshelf
« Responder #13 em: 26 de Junho de 2008, 14:43:54 »
só se desmontar o Tower Palace....

Tira a maozita e a ideia daí!!!!
tânia
boas construções!

LuísSantos

• .....
    • pasta no brickshelf
« Responder #14 em: 26 de Junho de 2008, 15:09:08 »
Donde foste buscar essa ideia?? só se desmontar o Tower Palace.... De outra forma, vamos ter que esperar alguns meses....

epá, isso não. nós esperamos...
Abçs,
Luís "lumiosa" Santos

http://paginasepecas.blogspot.com/