Como positivo, considero principalmente o reduzido tempo de montagem (em comparação com situações anteriores), e a capacidade mais ou menos alargada de "trocar" a posição relativa dos módulos. A altura reduzida foi muito bem recebida pelos visitantes, a garotada fartou-se de explorar todos os ângulos.
Fiquei muitíssimo satisfeito com a capacidade dos inscritos se lançarem em projectos com prazo e com dimensões rigorosamente estipuladas; as coisas não colidiam umas com as outras.
Concordo totalmente
Como negativo, considero a tremenda monotonia das rectas ferroviárias e da "Avenida". É que nem um ramal se conseguiu lá pôr.
Uma constatação impõe-se: o layout montado era igualmente passível de interpretação por qualquer lado. Mas teria perdido muito caso estivesse encostado à parede? E ficaria melhor ou pior com um formato não-rectangular?
Não acho que teria perdido muito se tivesse encostado à parede. Seria no entanto mais difícil a montagem e voltar de voltar a pôr um comboio encaixado na linha.
Num formato não rectângular, acho que dificultaria a logistica e a modolarização e não se ganharia nada de especial.
Reparei ainda - e isto é uma observação apenas indirectamente relacionada - que há muita gente a querer participar, mas pouca que se aventura com uma "fatia" inteira. Há maneira de contornar esta situação?
Já dei a minha sugestão noutro tópico algures e um compromisso entre a minha sugestão e os argumentos contra, seria, quem quiser fazer meia fatia, arranjar um parceiro para a outra meia fatia. De qualquer maneira, tanto a minha sugestã como este compromisso, percisam que haja "plates" de recurso com jardim, ou vegetação, para o caso de uma "meia fatia" faltar à montagem. Em último caso, a meia fatia correspondente à que faltou, ficaria também de fora.
Em resumo - está aberto o período de autocrítica. A cidade, pode ser melhor? E o Standard em si - beneficiaria com ajustes? 
Eu não participei, por isso não é uma "auto-crítica"... mas vou arriscar na mesma dar a minha opinião:
- Baseplates de estrada totalmente diferentes e de várias cores: aspecto geral não harmonioso
- as frentes das casas estavam viradas para o meio do layout em vez de para as bordas maiores do layout, perdendo visibilidade.
- as costas com costas dos prédios formavam corredores desinteressantes e muito visíveis para quem se aproxima pelas bordas maiores.
- as ruas principais, paralelas às bordas maiores, não tinham linhas de prédios mas sim laterais
- linha de combóio monótona
E já chega....

Reparem que com estas críticas todas, não quero dizer que o layout esteve mal, muito pelo contrário! E em termos de público: arrasou.

Acho que há é espaço para melhoria!
ztp