Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Quanto maior melhor?  (Lida 3137 vezes)

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
Quanto maior melhor?
« em: 16 de Novembro de 2006, 23:10:09 »
Uma coisa que me irrita um bocado em muitos dos sets actuais principalmente do tema cidade é a sua escala.
Parece que os designers da lego cada um vai fazendo as coisas á sua maneira e não existe uma regra definida quanto á escala dos sets. Eu acho que alguns sets actuais estão muito bem conseguidos, mas não os compro porque ficariam ridículos á beira dos sets que já possuo de cidade. Por exemplo: 7899 (barco da policia ou porta aviões?), 7249 (grua móvel), 7905 (grua), mesmo o 7900 (camião de transporte) é demasiado grande para as estradas lego.
Por outro lado estão também a sair bons sets, mas numa escala inferior á de minifg, como o 8681 (tuner garage) ou qualquer um dos tiny turbos.
Para mim, uma das vantagens em coleccionar lego é o facto de todos os sets se conjugarem e se completarem para formar um todo coerente (cidade, porto, espaço...) cada novo set vale por si e tambem porque vai enriquecer e melhor a coleção já existente. Ora actualmente muitos dos sets não tem esta característica, como a sua escala é desajustada em relação á maioria, só podem funcionar sozinhos, o que muito me desilude. Mesmo os novos veiculos 6 wide apesar de terem bom aspecto, o aumento de tamanho não trouxe praticamente nada de novo, pois continuam a só comportar uma minifg, tem é mais espaço vazio.
Srs. da Lego pensem bem qual o rumo que querem tomar em relação á escala dos sets, pois nem sempre maior é sinónimo de melhor.

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Quanto maior melhor?
« Responder #1 em: 16 de Novembro de 2006, 23:31:54 »
Não me opondo abertamente ao teu ponto de vista, porque não é preciso, sinto que devo destacar alguns contra-argumentos:
  • Os sets actuais são para ser usados com outros sets actuais. A LEGO não vai fazer a sua linha de produtos a pensar numa colecção que se estenda por 20 anos, tão simplesmente porque a sua janela é a faixa etária dos 5 aos 12, com algumas variações pontuais - o que dá uma colecção "construída" em 7 anos, na média.
  • Não tens de brincar com sets... :) Podes apostar em MOCs
  • Que seria de nós se o padrão nunca fosse mudado... andaríamos a brincar com carrinhos escala HO / 1:87, como nos anos 60, ou com maxifigs Homemaker, ou com "stubbies"... a única mudança que foi absolutamente rechaçada foi a tentada há poucos anos com a introdução do Jack Stone para substituir a minifig (que já é icónica, e resistiu incólume)
Tudo isto dito... também me chateia esta questão da compatibilidade visual. Voto com a carteira: não compro sets 6w, e crio as minhas coisas na escala que mais me agrada (4w). Se gente suficiente pensar como eu, a LEGO pode achar que há mercado para a "tradição"; senão submeto-me à inexorável lei do mercado... tenho de admitir que LEGO não é tão absolutamente essencial à minha existência como outros bens de consumo. :-\

Pedro

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #2 em: 17 de Novembro de 2006, 02:51:34 »
Pessoalmente acho os veiculas em 6w mais atraentes e bem mais apeteciveis do que que os 4w. Se nao estou a tentar conjugar uma cidade e quero apenas brincar, 6w parece ser a solucao.
Fundador da Comunidade0938!

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #3 em: 17 de Novembro de 2006, 10:49:24 »
Engraçado, eu tenho uma opinião totalmente ao contrário. Eu acho é que os sets dos anos 80 e início dos 90 é que não eram todos à mesma escala. Um carro utilitário tinha 4-wide, uma carrinha tinha 4-wide, um camião tinha 4 wide!

Nos sets actuais já há alguma relevância quanto à grandeza (ok, nem sempre é a mais correcta). Um carro é 4-wide, uma carrinha tem 6-wide e os camiões 6 ou mais! Quanto ao 7249 e 7900 são veículos especiais. O 7900 se fosse mais pequeno a ponte que transporta também o seria... e isso a acontecer nem os veículos 4-wide a poderiam utilizar!

Acho que o problema é que a maior parte dos sets actuais abordam veículos especiais e não veículos comuns... se calhar também são os que mais vendem!

Quanto aos tiny-turbos dou-te a razão completa. Sei que fazem parte de um tema diferente (racers), mas aposto que a LEGO ganharia mais se colocasse à escala minifig e incluindo um minifig!

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
« Responder #4 em: 17 de Novembro de 2006, 15:32:49 »
Ok, devo dizer que tambem concordo com os vossos argumentos.
Eu também estou a falar apenas das minhas preferencias pessoais, não faço ideia do que um miudo de 7-10 anos acha sobre este assunto, nem se lhe interessará (ou conseguirá) apenas com os sets actuais fazer uma coleção de cidade coerente.
É indiscutivel que os sets actuais tem muito mais a preocupação de incluir caracteristicas que aumentem a jogabilidade do set individualmente sem ser necessário funcionar em conjunto. Também visualmente considero que tem mais impacto, tenho pena é que para issso estejam a abusar um bocado dos autocolantes.
O Baixinho tem toda a razão, alguns dos sets que referi são veiculos especiais e que na escala real tambem tem grandes dimensões. Mas só irei comprar esses veiculos especiais quando a minha cidade (melhor dizendo aldeia) tiver uma escala que os comporte. Ora isto não sei quando irá acontecer, pois a lego não tem feito casas ou prédios para acompanhar estas máquinas tão grandes, basta dizer que a escavadora 7248 (que por sinal está muito bem conseguida) é um exagero á beira das minhas casas do anos 80, então a grua 7905 nem vale a pena falar.
Quanto aos veiculos 6w não estou contra, mas o aumento de tamanho devia ser acompanhado por um aumento dos pormenores também. Basta dizer que agora os carros nem sequer tem portas, e para tirar o minifg é necessario desmontá-los!

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #5 em: 17 de Novembro de 2006, 16:50:28 »
O Baixinho tem toda a razão, alguns dos sets que referi são veiculos especiais e que na escala real tambem tem grandes dimensões. Mas só irei comprar esses veiculos especiais quando a minha cidade (melhor dizendo aldeia) tiver uma escala que os comporte. Ora isto não sei quando irá acontecer, pois a lego não tem feito casas ou prédios para acompanhar estas máquinas tão grandes, basta dizer que a escavadora 7248 (que por sinal está muito bem conseguida) é um exagero á beira das minhas casas do anos 80, então a grua 7905 nem vale a pena falar.

Verdade: a LEGO tem feito pouco na vertente "habitação" e "serviços". O que é paradoxal, tendo em conta que se trata dum jogo de construção... ;D

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #6 em: 17 de Novembro de 2006, 19:04:11 »
Verdade: a LEGO tem feito pouco na vertente "habitação" e "serviços". O que é paradoxal, tendo em conta que se trata dum jogo de construção... ;D

Acho que ainda não me tinha pronunciado sobre este assunto, mas seguindo o rumo da discusão, tendo em conta a faixa etária a que se destina e que se tratam maioritariamente de rapazes, acham que tem mais piada brincar aos polícias e ladrões (com os bombeiros a "arrumar" a confusão) ou às casinhas?? Lembrem-se que não foram só os conjuntos que mudaram mas acima de tudo o público alvo (pelo menos na minha opinião).

Retomando agora o tema inicial, da minha pouca experiência com system acho muito mais piada aos carrinhos 4w (sou old school) até porque estes ficam muito mais de acordo com a fisionomia do minifig. Por outro lado concordo que os veículo 6w ou maiores são visualmente mais apelativos mas nesse caso, e raras excepções, acho que se começa a afastar dos fundamentos do system.
Pedro Agnelo

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #7 em: 17 de Novembro de 2006, 19:46:24 »
Realmente falta à linha City edifícios. Ainda por cima os que tem não são nada de especial. O quartel de polícias de 2005 (7237) e o hospital de 2006 (7892) tem aquela baseplate que assusta qualquer um que queira fazer um layout. O primeiro quartel de bombeiros (7240) acho um pouco minúsculo, nem lá cabe o camião (7239). O que vai sair em 2007 parece-me melhor, mas reservo a minha opinião até lhe deitar as mãos. Quanto a casas... temos que nos limitar à 4886 e agora a 4956. Ambas parecem-me bastante boas, até enquadradas com a escala City... mas sabem a pouco...

Mas quem fala de edifícios também fala de veículos... onde estão eles? Só o 7236 poderemos adaptar facilmente à vida civil. Sem falar no camião que vem no 7898... (este sim, gostei muito)

O Rui falou da escavadora 7248, foi um dos sets que me puxou para a linha city, mas depois de a construir acho-a completamente fora de escala! Muito grande, mesmo em relação à escala agora utilizada! Quanto à 7905 ainda não meti a mãos numa :(

Mas muito provavelmente o Pedro Agnelo tem razão, os miúdos (ou pelo menos a maior parte deles) não se interessam em construir uma cidade... mas brincar com a parte movimentada dela...

Mas pensando bem, será? Como gostava de ver um dos testes da LEGO...

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2006, 20:37:12 »

Acho que ainda não me tinha pronunciado sobre este assunto, mas seguindo o rumo da discusão, tendo em conta a faixa etária a que se destina e que se tratam maioritariamente de rapazes, acham que tem mais piada brincar aos polícias e ladrões (com os bombeiros a "arrumar" a confusão) ou às casinhas??

Nem uma coisa, nem outra: sempre achei mais piada a construir a cidade e à parte do ordenamento do espaço, do que propriamente à "brincadeira" com as minifigs (combóio excluído). A minha obsessão por maquetas vem nesta linha de acção... do ter um espaço criado por mim, tendencialmente estático.

Não posso especular sobre a prevalência de formas de viver o LEGO como a minha entre os garotos (muito menos os de hoje em dia), mas achei piada quando tive colegas de engenharia em minha casa a montar LEGO e cada um deles se centrava mais na área que pretendia seguir: planeamento, estruturas, construções, etc.

Acho que não desejo tanto que a LEGO faça sets de casas, mas sim que nos forneça um sortido de peças adequado a todo um leque de construções algo subvalorizado no presente (e que foi durante décadas a essência da marca, basta consultar catálogos dos anos 60). Casas, fábricas, escritórios, lojas - coisas que é cada vez mais complicado criar da mesma forma coerente que existia nos sets dos anos 80 (independentemente do seu realismo, eram coerentes entre si).

A nova caixa de casas (não sei agora a referência, também não é crucial) vem tentar tapar esta lacuna - mas é um set caro, que acaba por criar demasiado excedente na colecção de quem o compra com um MOC específico no pensamento. Ideal seria haver - como houve - sets mais especializados de peças, digamos um "kit portas, janelas e grades" ou o "kit vitrines", conjugados com os sets mais generalistas. A nível da arquitectura de repetição (aquela usada em prédios grandes), essa solução seria bastante interessante, pois não me forçaria a comprar dezenas de caixas iguais até conseguir obter a quantidade mínima de janelas que um prédio requer.

Eu sei que esta ideia está um bocado mal amanhada... em síntese, pretendo que haja simultanemente a oferta "caixa universal" e "mini-caixa especializada". As segundas, que houve durante muito tempo em detrimento das primeiras, estão agora a escassear.

Pedro

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #9 em: 17 de Novembro de 2006, 20:56:48 »
No final do ano passado ouviu-se falar na saída de sets de expansão durante o segundo semestre deste ano. Os sets seriam pequenos e teriam só um tipo de peças (apesar de várias peças diferentes): folhagens, portas, janelas, telhados, rodas, etc.
Havia já imagens e nº de referências para eles... mas pelos vistos a LEGO voltou atrás... e é fácil de perceber porquê: LEGO Factory.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #10 em: 17 de Novembro de 2006, 23:05:30 »
No final do ano passado ouviu-se falar na saída de sets de expansão durante o segundo semestre deste ano. Os sets seriam pequenos e teriam só um tipo de peças (apesar de várias peças diferentes): folhagens, portas, janelas, telhados, rodas, etc.
Havia já imagens e nº de referências para eles... mas pelos vistos a LEGO voltou atrás... e é fácil de perceber porquê: LEGO Factory.

O problema do LF é ser apenas para um grupo relativamente restrito de consumidores: os que usam a internet e conhecem o produto.

A compra por impulso não mais é explorada: mais de uma vez fui a uma loja ver preços e saí de lá com uma caixa que não estava à espera de comprar. Isso perdeu-se, pelo menos no tocante aos "suplementares".

Pedro

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #11 em: 18 de Novembro de 2006, 14:47:02 »
Nem uma coisa, nem outra: sempre achei mais piada a construir a cidade e à parte do ordenamento do espaço, do que propriamente à "brincadeira" com as minifigs (combóio excluído). A minha obsessão por maquetas vem nesta linha de acção... do ter um espaço criado por mim, tendencialmente estático.

Humm... Será que os miúdos de hoje não gostam de fazer/planear uma cidadezinha destas?

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #12 em: 18 de Novembro de 2006, 15:11:37 »
Humm... Será que os miúdos de hoje não gostam de fazer/planear uma cidadezinha destas?

Nostalgia :'(
Que saudades...
tânia
boas construções!

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #13 em: 18 de Novembro de 2006, 15:13:18 »
Será que e característico de pre-AFOLS preferirem fazer layouts pensados?
Fundador da Comunidade0938!

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #14 em: 18 de Novembro de 2006, 15:15:41 »
Será que e característico de pre-AFOLS preferirem fazer layouts pensados?

Provavelmente torna-se mais fácil a leitura visual dos sets, onde e em que circustâncias podem serem usados..
Assumem mais rapidamente o papel de cada set, aprendem mais depressa o seu significado e utilização. Vejo isso com a Leila.
tânia
boas construções!