Verdade: a LEGO tem feito pouco na vertente "habitação" e "serviços". O que é paradoxal, tendo em conta que se trata dum jogo de construção... 
Acho que ainda não me tinha pronunciado sobre este assunto, mas seguindo o rumo da discusão, tendo em conta a faixa etária a que se destina e que se tratam maioritariamente de rapazes, acham que tem mais piada brincar aos polícias e ladrões (com os bombeiros a "arrumar" a confusão) ou às casinhas??
Nem uma coisa, nem outra: sempre achei mais piada a construir a cidade e à parte do ordenamento do espaço, do que propriamente à "brincadeira" com as minifigs (combóio excluído). A minha obsessão por maquetas vem nesta linha de acção... do ter um espaço criado por mim, tendencialmente estático.
Não posso especular sobre a prevalência de formas de viver o LEGO como a minha entre os garotos (muito menos os de hoje em dia), mas achei piada quando tive colegas de engenharia em minha casa a montar LEGO e cada um deles se centrava mais na área que pretendia seguir: planeamento, estruturas, construções, etc.
Acho que não desejo tanto que a LEGO faça sets de casas, mas sim que nos forneça um sortido de peças adequado a todo um leque de construções algo subvalorizado no presente (e que foi durante décadas a essência da marca, basta consultar catálogos dos anos 60). Casas, fábricas, escritórios, lojas - coisas que é cada vez mais complicado criar da mesma forma coerente que existia nos sets dos anos 80 (independentemente do seu realismo, eram
coerentes entre si).
A nova caixa de casas (não sei agora a referência, também não é crucial) vem tentar tapar esta lacuna - mas é um set caro, que acaba por criar demasiado excedente na colecção de quem o compra com um MOC específico no pensamento. Ideal seria haver - como houve - sets mais especializados de peças, digamos um "kit portas, janelas e grades" ou o "kit vitrines", conjugados com os sets mais generalistas. A nível da arquitectura de repetição (aquela usada em prédios grandes), essa solução seria bastante interessante, pois não me forçaria a comprar dezenas de caixas iguais até conseguir obter a quantidade mínima de janelas que um prédio requer.
Eu sei que esta ideia está um bocado mal amanhada... em síntese, pretendo que haja simultanemente a oferta "caixa universal" e "mini-caixa especializada". As segundas, que houve durante muito tempo em detrimento das primeiras, estão agora a escassear.
Pedro