Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Palavra LEGO nas lojas do BrickLink  (Lida 3036 vezes)

Alex

• .....
  • O escorregadio
Re: Palavra LEGO nas lojas do BrickLink
« Responder #15 em: 03 de Fevereiro de 2008, 03:35:15 »
Na minha optica é perfeitamente compreensível que isto aconteça, não por uma questão de identidade ou de "concorrência", mas devido ao grau de qualidade que a LEGO coloca nos seus produtos.

As lojas do Briclink, na maioria dos casos, vendem peças já usadas, e que já não representam o produto final que posto no mercado pela LEGO, logo entende-se que não queiram ter o seu nome associado a este negócio...

Em termos de qualidade de peças, a própria LEGO não pode falar muito nos últimos tempos... :P
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #16 em: 03 de Fevereiro de 2008, 03:35:55 »
Era mesmo isso que queria dizer ;)
Pedro Agnelo

Noro

• .....
    • Flickr
« Responder #17 em: 03 de Fevereiro de 2008, 09:17:03 »
Eu compreendo o que vocês querem dizer, mas mesmo assim se eu fosse dono de uma empresa em que os meus produtos eram conhecidos pela sua qualidade ( e não tenho reclamações no que diz respeito à qualidade das peças LEGO que comprei mais recentemente), não quereria ver o nome associado a outras empresas (e é isso que as lojas do BL são, mini-empresas) onde essa qualidade já não é garantida...

tânia

• Fundador
  • ......
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #18 em: 03 de Fevereiro de 2008, 10:27:43 »
É para isso mesmo que serve o feedback. Nunca tive problemas com nenhuma loja e normalmente usado quer dizer separado à mão. As piores que recebi estavam um bocado usadas mas estavam descritas pelo vendedor como tal

Como eu gostava que isso fosse verdade. Comprei um lote de plates 1x2 em branco que mais parecia saírem da caixa de ferramentas do gajo...amarelas, mordidas, com ferrugem, sujas, riscadas e com os cantos moídos....um desastre.
tânia
boas construções!

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #19 em: 03 de Fevereiro de 2008, 11:21:20 »
(...)

É para isso mesmo que serve o feedback. Nunca tive problemas com nenhuma loja e normalmente usado quer dizer separado à mão(...)

humm? e como são separadas as novas?

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #20 em: 03 de Fevereiro de 2008, 12:47:57 »
Eu compreendo o que vocês querem dizer, mas mesmo assim se eu fosse dono de uma empresa em que os meus produtos eram conhecidos pela sua qualidade ( e não tenho reclamações no que diz respeito à qualidade das peças LEGO que comprei mais recentemente), não quereria ver o nome associado a outras empresas (e é isso que as lojas do BL são, mini-empresas) onde essa qualidade já não é garantida...

Mas não o podes impedir (ver Mercedes-Benz e vendedores de automóveis usados, pex.) :)

Pedro

Noro

• .....
    • Flickr
« Responder #21 em: 03 de Fevereiro de 2008, 13:07:56 »

Mas não o podes impedir (ver Mercedes-Benz e vendedores de automóveis usados, pex.) :)

Pedro

Não faço a mínima ideia de como a lei de Copyright funciona, mas acho que não posso usar o nome de uma companhia qualquer na minha própria empresa, ou posso?  ???

O que acredito que aconteça é que na maioria das vezes as grandes companhias nem se chateiam com esses abusos, mas se por acaso chegar aos ouvidos do representante da Mercedes-Benz em Portugal que existe uma loja de carros em segunda mão chamada "Zé dos Mercedes-Benz" que só vende automóveis defeituosos, é capaz de tomar medidas...

(eu sei que é um exemplo um bocado rebuscado lol)

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #22 em: 03 de Fevereiro de 2008, 13:23:08 »

Pedro

Não faço a mínima ideia de como a lei de Copyright funciona, mas acho que não posso usar o nome de uma companhia qualquer na minha própria empresa, ou posso?  ???

O que acredito que aconteça é que na maioria das vezes as grandes companhias nem se chateiam com esses abusos, mas se por acaso chegar aos ouvidos do representante da Mercedes-Benz em Portugal que existe uma loja de carros em segunda mão chamada "Zé dos Mercedes-Benz" que só vende automóveis defeituosos, é capaz de tomar medidas...

(eu sei que é um exemplo um bocado rebuscado lol)

:D
Eu por acaso estava a falar só do facto de não poderes impedir que os teus produtos fossem vendidos usados noutra loja, sem tu teres acesso a qualquer forma de controlo de qualidade, mas percebo onde queres chegar. A grande questão é que tanto num caso como noutro haveria uma violação formal de registo da marca (até mais flagrante no caso da Mercedes, já lá irei) põe-se no entanto a dúvida quanto às reais implicações disso: o cliente médio da Mercedes terá pelo menos a informação que a marca não vende carros usados, penso que o cliente médio da LEGO estará na mesma situação?

Digo que a violação é mais flagrante no caso da Mercedes porque apesar dos esforços insistentes da LEGO, a sua marca acabou por se tornar para muita gente sinónimo de "jogo de construção" (um facto altamente perigoso e cuja admissão interessa à marca atrasar o mais possível).

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #23 em: 03 de Fevereiro de 2008, 18:48:27 »
(...)

É para isso mesmo que serve o feedback. Nunca tive problemas com nenhuma loja e normalmente usado quer dizer separado à mão(...)

humm? e como são separadas as novas?

Refiro-me obviamente à minha experiência, sei de casos em que as coisas não são bem assim, tal como refere a Tânia
Pedro Agnelo

WCavalli

• ...
  • **
« Responder #24 em: 04 de Fevereiro de 2008, 15:40:02 »
Acredito que a LEGO quer impedir apenas o uso indevido da marca e evitar problemas com consumidores desavisados. Apesar de maioria, não podemos garantir que todos os possíveis consumidores destas lojas são AFOLs e sabem o que estão comprando.

Trabalho próximo ao mercado de concessionários de veículos e não me lembro de empresas autorizadas a usar o nome da marca em seu nome, pelo menos aqui no Brasil.
Wagner
LUG Brasil, aqui também tem LEGO®

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #25 em: 04 de Fevereiro de 2008, 15:53:41 »
Trabalho próximo ao mercado de concessionários de veículos e não me lembro de empresas autorizadas a usar o nome da marca em seu nome, pelo menos aqui no Brasil.

O concessionário não tem oficialmente o nome da marca - mas usa a sinalética, correcto? É uma forma de contornar a questão aos olhos do público. No letreiro diz Mercedes, não "Loja com automóveis alemães prestigiados" :)
A analogia é que os letreiros virtuais no Bricklink são... os próprios nomes das lojas!

É uma questão complexa, mas devo voltar a referir que a LEGO não contactou as lojas para proibir nada - quem proibiu foi a Administração do site Bricklink, a pedido da LEGO. Há uma diferença substancial. A própria LEGO não deve ter querido meter-se numa discussão em que existia a hipótese remota de a sua marca ser declarada "de uso corrente", assim deitando a perder todo o esforço de protecção desenvolvido até hoje. Seria inglório.

Por vezes é melhor agir com "força tranquila", mesmo tendo toda a força do mundo. 0:)

Pedro