Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Sugestões para comboio - alguém quer fazer?  (Lida 6193 vezes)

antoniopb

• ...
  • **
Re: Sugestões para comboio - alguém quer fazer?
« Responder #30 em: 22 de Novembro de 2007, 20:42:22 »
   Eu apenas queria voltar mais trás da actual conversa.
   Uma alternativa a alimentação do comboio podia ser feita de lado, paralelo as linhas, lembrei-me disto quando li no tópico do Luis uma ideia de carregar energia nas estacôes, a minha ideia era o comboio estar ligado a energia paralelamente, ganhava balanço para se fazer as curvas. ou apenas estaria sempre ligado, a ideia de nao ter energia nas curvas era para o fazer perder volucidade na cuva de 90º que ja tem falado.
    Assim era barato porque só teria uma barra metalica e dava para aproveitar as linhas de plástico actuais, evitando cabos por cima e energia na linha.
    Resalvo que esta ideia é o processo de deslocacao do Metropolitano de Lisboa, pelo menos, os outros nao conheço. Já da para ter uma ideia de funcionalidade.

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #31 em: 22 de Novembro de 2007, 20:44:19 »
De qualquer maneira era qq coisa como: Gostava de ver alternativas de comunicacao e de alimentacao. Mas duvido que neste momento se consiga arranjar uma solucao que nao passe pelas pilhas. (Baterias recarregaveis sao uma opcao mas mesmo assim ainda muito "verde").

Será que a LEGO não poderia estar interessada numa parceria com uma empresa de telemóveis?
  • Peritos em comunicação, em mais que um método
  • Habituados a mercado de massas
  • Com know-how no campo das baterias recarregáveis e compactas

Há ali umas tantas nas redondezas... Eriksson, Siemens, Nokia... e mesmo nos EUA e Japão não faltariam potenciais interessados.

Pedro

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #32 em: 22 de Novembro de 2007, 20:50:14 »
Ui!

São mercados totalmente diferentes.

Quantos telemóveis de uma gama X (pois grande parte é reutilizado) é que são vendidos por uma marca e quantos sets com powerfunctions é que são vendidos pela LEGO? Não considero o numero de vendas de comboios da LEGO como mercado de massas, pelo menos na mesma dimensão.

Fundador da Comunidade0938!

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #33 em: 22 de Novembro de 2007, 20:53:35 »
   Resalvo que esta ideia é o processo de deslocacao do Metropolitano de Lisboa, pelo menos, os outros nao conheço. Já da para ter uma ideia de funcionalidade.

E de praticamente todos os comboios nas Ilhas Britânicas. O Eurostar tem uma escova para "terceiro carril", por exemplo.

Mas a questão mantém-se: exige um terceiro carril (quer seja de lado ou no meio). Se não for um carril contínuo, exige bateria - que é a ideia original do Luís, embora aplicado num ponto mais limitado da linha para carregamento "parado". Se for um carril contínuo, acaba por ser a mesmíssima coisa que o sistema de 12V (com o problema das agulhas).

O senão que eu encontro no terceiro carril é o desgaste por fricção (o terceiro carril fica riscado e perde resistência à corrosão em menos tempo que os carris electrificados de 9V). E o aspecto estético, porque locomotivas a vapor com terceiro carril ficam um bocado... estranhas :)

A vantagem do carregador nas estações1 é permitir aproveitar os moldes actualmente existentes para os carris - uma poupança apreciável.

Pedro

1- Ou noutro qualquer ponto da linha onde o comboio possa estar parado.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #34 em: 22 de Novembro de 2007, 20:58:12 »
Quantos telemóveis de uma gama X (pois grande parte é reutilizado) é que são vendidos por uma marca e quantos sets com powerfunctions é que são vendidos pela LEGO? Não considero o numero de vendas de comboios da LEGO como mercado de massas, pelo menos na mesma dimensão.

Calma, não era para escandalizar... :)
É evidente que o mercado dos comboios LEGO é mais limitado. As baterias a usar seriam dum modelo já em produção para telemóveis, só nisso já existia poupança.
A parte do controlo é evidente que seria um "nicho" para qualquer empresa que o quisesse agarrar, mas como eu disse, o controlo seria feito em módulos autónmos e intercambiáveis de acodo com a vontade (e carteira) do utilizador. Se a Nokia fizesse um sistema todo XPTO a custar tanto como o comboio, mas eu (AFOL) visse vantagem em substituir o módulo "simplificado" de origem, então gastava o dinheiro e ficava todo contente.

Pedro

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #35 em: 22 de Novembro de 2007, 21:09:51 »
Pega na bateria do teu telefone e diz-me se tem 12V (Ou mesmo 9V)... Considera com sorte se tiver 5V!

E que ha AFOLS dispostos a pagar o que for preciso para ter um controlo XPTO tb é sabido. Mas a questão é fazer um sistema de muito baixo custo para a criançada com capacidade de expansao para sistemas mais caros. E isso complica.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #36 em: 22 de Novembro de 2007, 21:23:30 »
Pega na bateria do teu telefone e diz-me se tem 12V (Ou mesmo 9V)... Considera com sorte se tiver 5V!

E que ha AFOLS dispostos a pagar o que for preciso para ter um controlo XPTO tb é sabido. Mas a questão é fazer um sistema de muito baixo custo para a criançada com capacidade de expansao para sistemas mais caros. E isso complica.

O sistema de baixo custo pode ser IR. Ou se quiserem um custo meeeeesmo baixo, podem ser comboios de empurrar (que a LEGO dantes também os fazia :))

E porque não duas baterias em série, para resolver o problema? Dá?

Pedro

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #37 em: 22 de Novembro de 2007, 21:58:32 »

Quantas quiseres, mas o problema nao fica resolvido: ficam grandes na mesma.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #38 em: 22 de Novembro de 2007, 22:01:01 »
Quantas quiseres, mas o problema nao fica resolvido: ficam grandes na mesma.

Não sei que baterias tens andado a ver... duas baterias como a do meu TM são substancialmente menos volumosas que as 6 pilhas AA do sistema IR! E está certo que só tem 3.7V, mas de certeza se consegue arranjar uma com maior voltagem, não? Num PDA, quem sabe?

Pedro

0937 superfan

• .....
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • pasta no Brickshelf
« Responder #39 em: 22 de Novembro de 2007, 22:10:43 »
existe a torre eifel.. a estatua da liberdade.. porque não comboios estilo português. :? :?
 ;)
Vais ter de explicar um bocado melhor o que queres dizer... "estilo português"? ???
sabes por exemplo aquelas carruagens que parecem dos presos tipo antigas aquelas em que a maquina da frente é faz mesmo grande barulho quando passa..muito preta mesmos ao estilo português

Não tens andado de comboio recentemente, tens? :)
É que não estou mesmo a ver o que queres dizer... carruagens dos presos?

Imagem?

Pedro
não encontro imagem mas um dia que passe um comboio aqui na zona eu tiro uma foto e mostro...

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #40 em: 22 de Novembro de 2007, 22:25:20 »
Tem calma que uma bateria não é só Volts! Também tens de ver uma característica que indica a capacidade dela. Juntamente com esses 3.7V deves ter outro valor marcado em mAh ou miliampere por hora. É a "quantidade" de sumo que a bateria pode fornecer numa hora. Se tiveres 500mAh e estiveres a "beber" 500mA então a bateria dura uma hora. Se tiveres a beber 250mA entao a bateria dura 2.. Quanto maior este valor, mais dura a bateria.  A tua do telemóvel deve ter uns 700mAh? Nota que as pilhas recarregáveis têm 2000mAh.
E claro que o telemóvel não suga 300mA como um motor (medium XL) em funcionamento.

Se não existem baterias de 9V com grande capacidade é por alguma razão que não simplesmente: não me apetece. Ok.. de certeza que existe um lobby dos fabricantes de pilhas, mas continua a não ser trivial por na área de uma bateria de telemovel algo que aguente um motor LEGO por muito tempo.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #41 em: 23 de Novembro de 2007, 00:52:29 »
Se não existem baterias de 9V com grande capacidade é por alguma razão que não simplesmente: não me apetece. Ok.. de certeza que existe um lobby dos fabricantes de pilhas, mas continua a não ser trivial por na área de uma bateria de telemovel algo que aguente um motor LEGO por muito tempo.

Por acaso não está visível na bateria do meu telemóvel (deve estar algures no manual).

Em todo o caso: não dá uma bateria de telemóvel, pronto, não se fala mais nisso! Haverá alguma bateria de outro aparelho que se adeque?

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #42 em: 23 de Novembro de 2007, 01:00:48 »
Pilhas pá! E não se fala mais nisso!

(...)Se não existem baterias de 9V com grande capacidade é por alguma razão que não simplesmente: não me apetece. Ok.. de certeza que existe um lobby dos fabricantes de pilhas, mas continua a não ser trivial por na área de uma bateria de telemovel algo que aguente um motor LEGO por muito tempo.

Cada vez mais acredito mais nisso... ou dia destes troquei as baterias de um instrumento cirúrgico de alto consumo e fiquei espantadissimo quando sairam pilhas AA!!!

A marca era Procell que vim a descobrir ser pertença da Duracell.

Queres rir-te um bocado? Dá uma vista de olhos nesta tabela...

Isto tudo para justificar que existem pilhas 9v com grande capacidade e duração. Sei disto pela utilização intensiva
Pedro Agnelo

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #43 em: 23 de Novembro de 2007, 09:30:49 »
Não sei se há lobbys para as pilhas. Mas pensem na segurança. Qualquer brinquedo que seja necessário ligar a uma tomada tem mais probabilidades de ser perigoso que um que seja a pilhas. Uma empresa de brinquedos nem deve pensar muito sobre o assunto, ter uma notícia a ligar um miúdo electrucado por ter utilizado "mal" um dos seu brinquedos deve ser tudo menos boa publicidade.

Assim só me lembro da solução das pilhas ou das baterias. Como é que anda a durabilidade das baterias, ainda estão com o efeito de ficarem "viciadas" com o uso? Se sim, isso responde porque se ficam pelas pilhas.

Americo Verde

• Moderador
  • ......
  • "Sou uma pilha...!"
    • Mão de ABS
« Responder #44 em: 23 de Novembro de 2007, 12:47:19 »
depende das baterias , sei que os pda´s tem baterias com melhor autonomia e durabilidade.

Vejo pelo meu , leva carregamentos em cima de carregamento e até agora está tudo bem .
Carrego com ele a meio , etc etc , por isso...