Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Sugestões para comboio - alguém quer fazer?  (Lida 6194 vezes)

Ribatagus

• Visitante
Re: Sugestões para comboio - alguém quer fazer?
« Responder #15 em: 22 de Novembro de 2007, 15:34:13 »
... ao passo que o Bluetooth tem um raio de alcance que "passa obstáculos"...para além do seu alcance ser maior (arrisco dizer na ordem dos 4, 5 metros com fiabilidade próxima dos 100%).

O IR tem 6m de alcance pelo menos (não que sirva de muito - raramente se consegue linha de vista a essa distância...)
Pedro
Afinal estava a ser "bonzinho demais"...
Afinal são 10 metros, e com a possibilidade de o fazer chegar aos 100 metros...

Q: What is the range of Bluetooth transmitter/receivers?
A: Bluetooth is designed for very low power use, and the transmission range will only be 10m, about 30ft. High-powered Bluetooth devices will enable ranges up to 100m (300ft). Considering the design philosophy behind Bluetooth, even the 10m range is adequate for the purposes Bluetooth is intended for. Later versions of the Bluetooth spec may allow longer ranges.

fonte:
http://www.mobileinfo.com/Bluetooth/FAQ.htm

e especificamente esta pergunta:
http://www.mobileinfo.com/Bluetooth/FAQ.htm#t6

Ribatagus

• Visitante
« Responder #16 em: 22 de Novembro de 2007, 15:37:54 »
Tens noção do pesadelo logístico? :)
Atenção: Eu não sou de acordo com um set igual com dois números, com diferenças mínimas...
Mas estava inteiramente de acordo com o conjunto ter saído SEM transformador, e o transformador ser comprado à parte...

Que se esclareça que não estava a propôr sairem vários conjuntos iguais com funcionalidades diferentes em cada um deles...

Portanto seria assim:
- um set que seria só o comboio em si
- um (ou vários) com carris
- um (ou vários) com as outras potencialidades...

Mas jamais se repetindo dentro do mesmo set...  8)

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #17 em: 22 de Novembro de 2007, 15:39:16 »
... ao passo que o Bluetooth tem um raio de alcance que "passa obstáculos"...para além do seu alcance ser maior (arrisco dizer na ordem dos 4, 5 metros com fiabilidade próxima dos 100%).
O IR tem 6m de alcance pelo menos (não que sirva de muito - raramente se consegue linha de vista a essa distância...)
Pedro
Afinal estava a ser "bonzinho demais"...
Afinal são 10 metros, e com a possibilidade de o fazer chegar aos 100 metros...

Reparaste que eu só corrigi os dados do IR? :)
Realmente tinha a ideia que o Bluetooth tinha alcance superior ao IR, mas tinhas subestimado implicitamente o alcance deste último.

Para que fique claro: bluetooth parece-me melhor que o actual IR, só peca pelo preço alto demais para vir de origem.
(e daí não sei, depende do que a LEGO negociasse)

Pedro

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #18 em: 22 de Novembro de 2007, 15:47:33 »
Tens noção do pesadelo logístico? :)
Atenção: Eu não sou de acordo com um set igual com dois números, com diferenças mínimas...
Mas estava inteiramente de acordo com o conjunto ter saído SEM transformador, e o transformador ser comprado à parte...

Que se esclareça que não estava a propôr sairem vários conjuntos iguais com funcionalidades diferentes em cada um deles...

Ah! Não tinha passado essa ideia.

Partilho do ponto de vista. Apesar de ainda introduzir algumas dificuldades (por exemplo, tem sempre de haver um "starter set" que não precise de acessórios comprados à parte para poder funcionar), poderia eventualmente existir "versões base" de venda generalizada, e acessórios de venda só pela S@H (para minorar custos de distribuição - apelam apenas a um nicho de um nicho do mercado, não faz sentido ter nas lojas). Os acessórios terão forçosamente preços "altos", mas antes isso a não os ter sequer disponíveis!

Com jeitinho, hoje à noite já sistematizo as propostas num documento para enviar. É preciso é que toda a gente entenda que se as nossas ideias forem adoptadas, não podemos pedir crédito por elas... é um sacrifício pelo bem comum! :P

Pedro

Ribatagus

• Visitante
« Responder #19 em: 22 de Novembro de 2007, 15:53:10 »

Com jeitinho, hoje à noite já sistematizo as propostas num documento para enviar. É preciso é que toda a gente entenda que se as nossas ideias forem adoptadas, não podemos pedir crédito por elas... é um sacrifício pelo bem comum! :P

Contento-me com um "obrigado" pessoal... e talvez um comboiozito dos novos, com as nossas "novas" ideias  ::)
...não é pedir demais, pois não?  :?

Assina a proposta com algo do género: "Group of Afols that would like to be the first to test the new system ;)... hey, come on, we're not asking money... we just wanna play :D And remember: we won't stop buying if you give us something: we'll buy eaven more!!! ;)"
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 15:55:41 por Ribatagus »

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #20 em: 22 de Novembro de 2007, 17:06:01 »
Não percebo a vossa querela com o IR... Caso não saibam num ambiente fechado, ou seja, com paredes, os IR reflectem na parede e chegam ao receptor, que é sensível o suficiente.

Se quiserem podem virar-se de costas para o 8275 e accionar o comando... para quem não tem tente com a televisão.
O BT como rádio que é tem sempre risco de interferências associadas.

Das pilhas ou bateria não se safam. Do que tenho visto do PF é que tem um consumo muito moderado. A mesma caixa de pilhas do meu primeiro dozer já fez a expo toda de Viseu, tem estado na grua que tenho em construção e ainda não se nota muito a falta de energia... e não são pilhas de marca.
Apesar disso a ideia do Baixo agrada-me bastante.

Como ele também disse, façam sugestões que tenham um minimo de bom senso do ponto de vista comercial, AFOLs já eles têm metidos ao barulho
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #21 em: 22 de Novembro de 2007, 17:23:18 »
Não percebo a vossa querela com o IR... Caso não saibam num ambiente fechado, ou seja, com paredes, os IR reflectem na parede e chegam ao receptor, que é sensível o suficiente.

Se quiserem podem virar-se de costas para o 8275 e accionar o comando... para quem não tem tente com a televisão.

Eu também tenho controlo remoto na minha televisão, obrigado :)

Das pilhas ou bateria não se safam. Do que tenho visto do PF é que tem um consumo muito moderado. A mesma caixa de pilhas do meu primeiro dozer já fez a expo toda de Viseu, tem estado na grua que tenho em construção e ainda não se nota muito a falta de energia... e não são pilhas de marca.
Apesar disso a ideia do Baixo agrada-me bastante.

A mim também. Uma bateria recarregável sem necessidade de remoção seria muito interessante (acho que é indução, o processo? Usa-se nas escovas de denter eléctricas, por exemplo).

Como ele também disse, façam sugestões que tenham um minimo de bom senso do ponto de vista comercial, AFOLs já eles têm metidos ao barulho

Eu sei o que disse... :)
Para já ainda estamos a aventar as hipóteses. Eu prefiro o Bluetooth (ou qualquer utra forma de comunicação por rádio) face ao infravermelho. Com a vantagem de o BT poder ser controlado por dispositivos diferentes (telemóvel, PC, etc).

Não se pretende uma análise detalhada do modelo de negócio, só ideias que possam ser exequíveis tecnicamente e cujo custo não seja absolutamente proibitivo. Acho que a hipótese de ter um sistema de controlo "barato" (qualquer que ele seja) de origem, podendo trocar-se por um outro comprado separadamente, é uma óptima ideia.

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #22 em: 22 de Novembro de 2007, 17:30:28 »
Para já ainda estamos a aventar as hipóteses. Eu prefiro o Bluetooth (ou qualquer utra forma de comunicação por rádio) face ao infravermelho. Com a vantagem de o BT poder ser controlado por dispositivos diferentes (telemóvel, PC, etc).

E o IR não? Antes do BT como fazias?

E por docking station compreendo uma coisa onde o comboio tem que ficar parado, com contactos metálicos. Isso de indução já estás a pensar no mundo AFOL...
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #23 em: 22 de Novembro de 2007, 17:39:52 »
E o IR não? Antes do BT como fazias?

Vou pôr a questão ao contrário: se o IR é tão bom, porque é que apareceu o BT? :)

E por docking station compreendo uma coisa onde o comboio tem que ficar parado, com contactos metálicos. Isso de indução já estás a pensar no mundo AFOL...

Não faço questão - só falo de algo deste género:
http://www.peeron.com/inv/parts/1213

Os pormenores já não me interessam tanto como o conceito.

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #24 em: 22 de Novembro de 2007, 17:44:50 »
Sim, algo desse género.

Vou pôr a questão ao contrário: se o IR é tão bom, porque é que apareceu o BT? :)

Respondo com outra pergunta: Se havia gasolina porquê diesel? Alternativas... cada uma com as suas vantagens e desvantagens...
Pedro Agnelo

Ribatagus

• Visitante
« Responder #25 em: 22 de Novembro de 2007, 18:04:31 »
Nem sempre... Experimenta fazer isso num sítio onde tenhas paredes coloridas e que as cores sejam "mate"... não há reflexão, não há comunicação...

Mas a questão maior será o controle de mais de 3 comboios... como o actual sistema de IR se limita. Acho mesmo que este é o ponto mais importante de todos (!) O Bluetooth é, em teoria, ilimitado  :?

Sim... agora mete 3 bulldozers ou mais no mesmo espaço... e controla-as independentemente! ;) claro que a "luz" não tem interferências...mas os canais são muito limitados. Nem a comunicação síncrona é garantida... o BT pode garantir a comunicação, porque o emissor/receptor são menos exigentes...

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #26 em: 22 de Novembro de 2007, 18:44:31 »
O IR em também "em teoria" ilimitado.

É só uma questão de protocolo. Aqui é que a LEGO pode ter dado um tiro no pé ao optar por um protocolo que não preveja expansão para um número elevado de receptores (Não digo ilimitado pois isso complica ainda mais o protocolo).
BT é sem dúvida uma boa alternativa mas muito mais cara que IR. Apesar de se encontrarem chips radio a um preço relativamente baixo, é muito mais barato IR.

Votaria também num formato de possivel expansao. (Tanto a nivel de radio como
Fundador da Comunidade0938!

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #27 em: 22 de Novembro de 2007, 20:30:58 »
Respondo com outra pergunta: Se havia gasolina porquê diesel? Alternativas... cada uma com as suas vantagens e desvantagens...

Pronto: está respondida a tua pergunta original :)

Pedro

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #28 em: 22 de Novembro de 2007, 20:32:22 »

Não acabaste o raciocínio? ???

Pedro

ups

• Moderador
  • .....
« Responder #29 em: 22 de Novembro de 2007, 20:36:27 »

Não acabaste o raciocínio? ???

Eish! Estranho...

De qualquer maneira era qq coisa como: Gostava de ver alternativas de comunicacao e de alimentacao. Mas duvido que neste momento se consiga arranjar uma solucao que nao passe pelas pilhas. (Baterias recarregaveis sao uma opcao mas mesmo assim ainda muito "verde").

Over :P
Fundador da Comunidade0938!