Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Sugestões para comboio - alguém quer fazer?  (Lida 6191 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Sugestões para comboio - alguém quer fazer?
« em: 21 de Novembro de 2007, 19:12:14 »
De acordo com uma das respostas do Jan Beyer no quadro "Fala com a LEGO", resolvi reunir alguns pedidos para a nova linha de comboios que há-de vir.

Aos interessados pede-se que tenham em mente que os sets se destinam a um mercado de massas e não podem ser demasiado caros. Pede-se ainda atenção à futura evolução do tema Comboios: é preciso ir lançando sets com regularidade.

Podem e devem abordar praticamente todos os aspectos que considerarem relevantes para o assunto.

Pedro

El_gordo

• Fundador
  • ......
Re: Sugestões para comboio - alguém quer fazer?
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2007, 19:24:24 »
Começo eu:

Gostava que houvesse atenção à questão da retrocompatibilidade, isto é, que as novas unidades motrizes fossem utilizáveis sem grandes modificações nos comboios antigos (a título de exemplo, notar que as dimensões dos motores de 4.5, 12 e 9V são idênticas).

Considero que seria interessante prever a motorização das agulhas - ainda que não ache adequado fazê-la de origem, por encarecer o produto. As últimas agulhas não eram facilmente motorizáveis: nem era fácil prender o motor à peça, nem era fácil a sua actuação por causa da rigidez da alavanca.

Gostava que fosse melhorado o design das agulhas para permitir agulhas de 90º; as actuais agulhas têm uma contracurva muito irritante e limitadora das configurações possíveis.

Gostava também que houvesse curvas de raio maior que o actual (mais 16 studs, para ser rigoroso). Alternativamente, se houver "flex-track" LEGO acho que a questão se resolve sozinha.

Apesar de ser grande entusiasta da adopção do DCC, considero-o algo extremamente caro para vir num set; quando muito, gostaria que houvesse a possibilidade de incorporar este sistema nos sets. Da mesma forma que a LEGO sancionava a utilização de motores não-LEGO nos barcos até bem recentemente, creio que poderia haver um "manual para conversão em DCC" - quem quiser converter o seu LEGO fá-lo por sua conta e risco, mas pelo menos tem alguma espécie de guia.

Gostava de recuperar antigas características das linhas LEGO: os semáforos, os "decouplers" (embora possam agora tomar outra forma, quiçá electromagnética?), os acessórios motorizados... estes últimos não teriam de vir nos sets, mas as instruções de muitos deles poderiam contemplar um "extra" para motorização.

Acima de tudo, peço: pilhas não! :o

Pedro

0937 superfan

• .....
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • pasta no Brickshelf
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2007, 21:59:15 »
isso pilhas não
ja agora deixa ca fazer um pedido...
eu não sou muito pessoa de comboios nunca me suscitaram muito intresse...
mas mesmo assim eu gostava de pedir comboios á moda portuguesa será possivel..
existe a torre eifel.. a estatua da liberdade.. porque não comboios estilo português. :? :?
 ;)

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2007, 22:01:30 »
existe a torre eifel.. a estatua da liberdade.. porque não comboios estilo português. :? :?
 ;)

Vais ter de explicar um bocado melhor o que queres dizer... "estilo português"? ???

Pedro

0937 superfan

• .....
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • pasta no Brickshelf
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2007, 22:18:54 »
 ;)

Vais ter de explicar um bocado melhor o que queres dizer... "estilo português"? ???

Pedro

sabes por exemplo aquelas carruagens que parecem dos presos tipo antigas aquelas em que a maquina da frente é faz mesmo grande barulho quando passa..muito preta mesmos ao estilo português

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #5 em: 22 de Novembro de 2007, 00:46:30 »
 ;)
sabes por exemplo aquelas carruagens que parecem dos presos tipo antigas aquelas em que a maquina da frente é faz mesmo grande barulho quando passa..muito preta mesmos ao estilo português

Não tens andado de comboio recentemente, tens? :)
É que não estou mesmo a ver o que queres dizer... carruagens dos presos?

Imagem?

Pedro

lfaria

• .....
« Responder #6 em: 22 de Novembro de 2007, 08:59:49 »
Começo eu:

Gostava que houvesse atenção à questão da retrocompatibilidade, isto é, que as novas unidades motrizes fossem utilizáveis sem grandes modificações nos comboios antigos (a título de exemplo, notar que as dimensões dos motores de 4.5, 12 e 9V são idênticas).

Considero que seria interessante prever a motorização das agulhas - ainda que não ache adequado fazê-la de origem, por encarecer o produto. As últimas agulhas não eram facilmente motorizáveis: nem era fácil prender o motor à peça, nem era fácil a sua actuação por causa da rigidez da alavanca.

Gostava que fosse melhorado o design das agulhas para permitir agulhas de 90º; as actuais agulhas têm uma contracurva muito irritante e limitadora das configurações possíveis.

Gostava também que houvesse curvas de raio maior que o actual (mais 16 studs, para ser rigoroso). Alternativamente, se houver "flex-track" LEGO acho que a questão se resolve sozinha.

Apesar de ser grande entusiasta da adopção do DCC, considero-o algo extremamente caro para vir num set; quando muito, gostaria que houvesse a possibilidade de incorporar este sistema nos sets. Da mesma forma que a LEGO sancionava a utilização de motores não-LEGO nos barcos até bem recentemente, creio que poderia haver um "manual para conversão em DCC" - quem quiser converter o seu LEGO fá-lo por sua conta e risco, mas pelo menos tem alguma espécie de guia.

Gostava de recuperar antigas características das linhas LEGO: os semáforos, os "decouplers" (embora possam agora tomar outra forma, quiçá electromagnética?), os acessórios motorizados... estes últimos não teriam de vir nos sets, mas as instruções de muitos deles poderiam contemplar um "extra" para motorização.

Acima de tudo, peço: pilhas não! :o

Pedro

Então e agora, o que é que eu acrescento?
Ou só assino em baixo?

Ah, já sei, vou pedir iluminação, tanto do equipamente junto à via (estações) como do próprio comboio, mesmo parado (faróis da máquina, iluminação interior nas
carruagens). Tudo isto pode ser extra, tal como a lâmpada actual, mas precisa de um modo de receber energia da via. Para isto, parece-me claro que a tensão na
via não pode ser variável. Todas as alterações na circulação (velocidade e direcção de uma composição, acender ou apagar luzes, apito, etc...) e equipamento
de via (virar agulhas, alterar aspectos de sinais e controle de iluminação) terão que vir por outra via, seja DCC ou RC (rádio, esqueçam o IR, por favor)

Não tenho dúvidas quanto a um ponto: Pilhas NÃO!

Cumps,
LFaria

Ribatagus

• Visitante
« Responder #7 em: 22 de Novembro de 2007, 12:22:45 »
Reforçando alguns já ditos, e/ou metendo propostas novas:

- PILHAS NÃO!!!!!  ;D quanto muito baterias recarregáveis, MAS COM A EXIGÊNCIA de serem facilmente "trocáveis"...

- Retrocompatibilidade? Sem dúvida... Se já aguentaram de 4,5v para 12v para 9v e para IR... há algum problema em manter a "Bitola"?

- Electrificação das linhas SIM! mas não de "voltagem variável" ... (não venham com desculpa dos carris ficarem mais caros... A diferença de preço entre as linhas "metálicas" e "plásticas" não é assim tanta... (a não ser que a margem de lucro deles tenha aumentado...)
(ou em alternativa)
- ELECTRIFICAÇÃO AÉREA ... e os motores poderem receber energia através de dois sistemas: bateria ou pantógrafo...

(no seguimento da anterior, o novo controle para os comboios, já que era pela variação de voltagem que eram controlados)
- Controle Remoto para os motores (NÃO ao estilo Infravermelho, mas com MUITO mais canais... E BlueTooth porque não???)

- Funcionalidades "novas" (algumas já existentes nas linhas 12v) tais como sinais, sensores de linha (para comandar cancelas, mudanças de linha automática, etc)... Não só permitiria ter um comboio mais interactivo de um cenário, como permitiria "automatizar" quase na totalidade um layout com vários comboios na linha, sem que nenhum dos comboios alguma vez chocar um com o outro!  ::)

- Entroncamentos de Linha permitirem uma curva de 90º ao invés de fazerem aquela curva forçada para o lado "paralelo"
(Tal como no monocarril, havia a possibilidade de ou fazer 90º ou ir para uma linha paralela... bastava meter numa peça "monorail point" com uma com a curva para o lado inverso ao "point" (ex: para a peça 2890, a 2891 )

Não sei se é pedir muito ou pouco... são ideias. E não são ditas "no ar"...

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #8 em: 22 de Novembro de 2007, 12:26:26 »
(no seguimento da anterior, o novo controle para os comboios, já que era pela variação de voltagem que eram controlados)
- Controle Remoto para os motores (NÃO ao estilo Infravermelho, mas com MUITO mais canais... E BlueTooth porque não???)

Não me tinha lembrado dessa... Bluetooth? Qual é a capacidade e as vantagens sobre o IR?

Pedro

LBaixinho

• Fundador
  • ......
    • OutroMundo
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2007, 12:44:07 »
(...)
Aos interessados pede-se que tenham em mente que os sets se destinam a um mercado de massas e não podem ser demasiado caros. (...)

Acho que o pessoal está a esquecer-se disto. Qualquer sistema que a LEGO faça, terá que ter em mente que o público principal será rapazes entre os 5 e 9 anos... acredito que neste tema mova-se um pouco para os 7-11 anos. Os AFOLs serão ouvidos e muito provavelmente alguns dos conselhos acatados, mas nunca farão algo que satisfaça os AFOLs mas que impeça ou atrapalhe as vendas aos mais novos (à excepção de alguns exclusivos para a sh@p).

Sim, o preços das linhas com a parte metálica eram muito mais caras, mais do que o dobro do preço. Além de envolverem pelo menos mais uma empresa no processo de fabrico. Por isso duvido que voltem a electrificar as linhas. Se não me engano, os sistemas anteriores ao 9V até eram sem linhas electrificadas.

A solução que me agrada mais é mesmo haver "dockstations" (disfarçadas de estações, train sheds, etc) onde os comboios podem parar para recarregar.

Quanto à compatibilidade, sim desde que não limite o progresso. Sou daqueles que não me chocaria nada aparecer um sistema com uma bitola diferente.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2007, 14:13:02 »
A solução que me agrada mais é mesmo haver "dockstations" (disfarçadas de estações, train sheds, etc) onde os comboios podem parar para recarregar.

Quanto à compatibilidade, sim desde que não limite o progresso. Sou daqueles que não me chocaria nada aparecer um sistema com uma bitola diferente.

As dockstations poderiam funcionar - um pouco como naquele set racers com uma pista e dois carrinhos?

Bitola nova... só se fosse destinada a comboios 8w, para ficarem compatíveis com os camiões. Mas 8w implica muito mais peças, logo, preço muito mais alto...

Pedro

Ribatagus

• Visitante
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2007, 15:09:53 »

Não me tinha lembrado dessa... Bluetooth? Qual é a capacidade e as vantagens sobre o IR?

Como alguns sabem (e os que não sabem passam a saber) o BlueTooth funciona por ondas rádio, ao invés de infravermelho, que funciona por "luz" (do espectro abaixo daquele que a nossa visão consegue ver).

Isto obriga ao IR ter linha de vista, ao passo que o Bluetooth tem um raio de alcance que "passa obstáculos"...para além do seu alcance ser maior (arrisco dizer na ordem dos 4, 5 metros com fiabilidade próxima dos 100%).

Os "canais" BlueTooth (no caso, são frequências, tais como um rádio "normal") são muito mais moduláveis que um feixe de luz... para além disso, permitem comunicação "permanente" entre dois (ou mais) dispositivos muito mais simples, e em simultâneo.

Permitirá ainda o controle remoto através de dispositivos, como o NXT ou qualquer telemóvel com este protocolo...
Conclusão? SÓ VANTAGENS! :D ou talvez não...

A principal Desvantagem é o Preço (basta analisarem os preços de um emissor bluetooth e um emissor Infravermelhos para o PC, notam que o primeiro é cerca de 2 vezes mais caro, por causa da licença de uso da tecnologia)... Mas pessoalmente, as vantagens superam largamente as desvantagens... Para além de que a Lego já usa Bluetooth no NXT, por isso para eles não é nada desconhecido...

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #12 em: 22 de Novembro de 2007, 15:20:28 »
Como alguns sabem (e os que não sabem passam a saber) o BlueTooth funciona por ondas rádio, ao invés de infravermelho, que funciona por "luz" (do espectro abaixo daquele que a nossa visão consegue ver).

Isto obriga ao IR ter linha de vista, ao passo que o Bluetooth tem um raio de alcance que "passa obstáculos"...para além do seu alcance ser maior (arrisco dizer na ordem dos 4, 5 metros com fiabilidade próxima dos 100%).

Os "canais" BlueTooth (no caso, são frequências, tais como um rádio "normal") são muito mais moduláveis que um feixe de luz... para além disso, permitem comunicação "permanente" entre dois (ou mais) dispositivos muito mais simples, e em simultâneo.

Permitirá ainda o controle remoto através de dispositivos, como o NXT ou qualquer telemóvel com este protocolo...
Conclusão? SÓ VANTAGENS! :D ou talvez não...

A principal Desvantagem é o Preço (basta analisarem os preços de um emissor bluetooth e um emissor Infravermelhos para o PC, notam que o primeiro é cerca de 2 vezes mais caro, por causa da licença de uso da tecnologia)... Mas pessoalmente, as vantagens superam largamente as desvantagens... Para além de que a Lego já usa Bluetooth no NXT, por isso para eles não é nada desconhecido...

O IR tem 6m de alcance pelo menos (não que sirva de muito - raramente se consegue linha de vista a essa distância...)

Aquilo que mais me interessaria no bluetooth é a possibilidade de um mesmo computador, equipado com a tecnlogia e um programa adequado, poder fazer a gestão dos vários comboios em simultâneo e sem recorrer a controlos "manuais". Seria um bocado como jogar Train Simulator e ter ao lado uma representação "física" do jogo! :)

A parte do preço desconheço por completo (sei que o meu telelé tem bluetooth e nunca o usei...). Será que poderia tornar-se um extra opcional? Em situação normal o set viria com um controlo rádio normalíssimo, cuja unidade receptora poderia ser trocada por uma unidade bluetooth comprada em separado. Assim o preço do set ficaria aceitável para o público em geral e manteria a possibilidade de evolução para entusiastas mais ferrenhos (e consequentemente dispostos a investir mais no hobby).

O know how eles têm do NXT, realmente... era de aproveitar!

Pedro

Ribatagus

• Visitante
« Responder #13 em: 22 de Novembro de 2007, 15:28:07 »
(...)
Aos interessados pede-se que tenham em mente que os sets se destinam a um mercado de massas e não podem ser demasiado caros. (...)

Acho que o pessoal está a esquecer-se disto. Qualquer sistema que a LEGO faça, terá que ter em mente que o público principal será rapazes entre os 5 e 9 anos... acredito que neste tema mova-se um pouco para os 7-11 anos. Os AFOLs serão ouvidos e muito provavelmente alguns dos conselhos acatados, mas nunca farão algo que satisfaça os AFOLs mas que impeça ou atrapalhe as vendas aos mais novos (à excepção de alguns exclusivos para a sh@p).
...É simples e claro como água: à semelhança do que já fizeram com dois conjuntos, na essência, IGUAIS que saiu com dois números diferentes, sendo a diferença o transformador e controlo das linhas (estou a falar do 4560 e do 4561)... Um saiu mais barato que o outro por essa razão!

Fariam o conjunto "simples"... sem estas funcionalidades "malucas"... Depois editavam os "sets de acrescento" com essas funcionalidades novas, por exemplo:
- um set de passagem de nível com cancelas automáticas;
- um set que não era mais que uma zona de semáforos;
etc etc etc...

Sim, o preços das linhas com a parte metálica eram muito mais caras, mais do que o dobro do preço. Além de envolverem pelo menos mais uma empresa no processo de fabrico.
...Não me convencem... na pior das hipóteses, façam "insourcing" da empresa que fazia a parte metálica... é tudo uma questão de "querer" ;)

Por isso duvido que voltem a electrificar as linhas. Se não me engano, os sistemas anteriores ao 9V até eram sem linhas electrificadas.
Pelos vistos não conheces o sistema 12v como deve ser... quer-se dizer: as "linhas" onde o comboio tinha as rodas NÃO ERAM electrificadas... mas havia um carril central que era responsável pela electrificação, com peças como esta:
3240...
Uma solução possível de regressar... porque não? Só tinham que fazer peças especiais para as zonas de "cruzamentos" (x563) ou "points" (x505)...

Já que mudaram os carros para 8-wide, não me admiraria nada...
E a ideia de dockstations (tal como os parques LEGOLAND têm) não me parece descabida... sempre é melhor que PILHAS! (yeeeuukkk)

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #14 em: 22 de Novembro de 2007, 15:32:24 »
(...)
...É simples e claro como água: à semelhança do que já fizeram com dois conjuntos, na essência, IGUAIS que saiu com dois números diferentes, sendo a diferença o transformador e controlo das linhas (estou a falar do 4560 e do 4561)... Um saiu mais barato que o outro por essa razão!

Fariam o conjunto "simples"... sem estas funcionalidades "malucas"... Depois editavam os "sets de acrescento" com essas funcionalidades novas, por exemplo:
- um set de passagem de nível com cancelas automáticas;
- um set que não era mais que uma zona de semáforos;
etc etc etc...

Tens noção do pesadelo logístico? :)

Sim, o preços das linhas com a parte metálica eram muito mais caras, mais do que o dobro do preço. Além de envolverem pelo menos mais uma empresa no processo de fabrico.
...Não me convencem... na pior das hipóteses, façam "insourcing" da empresa que fazia a parte metálica... é tudo uma questão de "querer" ;)

Eles não querem (assumidamente).

Por isso duvido que voltem a electrificar as linhas. Se não me engano, os sistemas anteriores ao 9V até eram sem linhas electrificadas.
Pelos vistos não conheces o sistema 12v como deve ser... quer-se dizer: as "linhas" onde o comboio tinha as rodas NÃO ERAM electrificadas... mas havia um carril central que era responsável pela electrificação, com peças como esta:
3240...
Uma solução possível de regressar... porque não? Só tinham que fazer peças especiais para as zonas de "cruzamentos" (x563) ou "points" (x505)...

Lá está: tinham de fazer peças especiais. Mais moldes, maiores custos, mais espaço necessário em armazém...
Além de que há muita gente visceralmente oposta ao carril central - eu incluído 8)

Já que mudaram os carros para 8-wide, não me admiraria nada...
E a ideia de dockstations (tal como os parques LEGOLAND têm) não me parece descabida... sempre é melhor que PILHAS! (yeeeuukkk)

Aqui concordamos todos :)
Dúvida: a LEGO não tem um qualquer acordo comercial com a Duracell? ???

Pedro