Antes de continuar devo avisar que as imagens que se seguem podem ferir a sensibilidade de certas pessoas.

A história é a seguinte:
Tenho aqui um cilindro pneumático
2793c01 que veio do meu primeiro set Technic, o
8042. É velho, está enferrujado e já não desce.
Por isso certo dia contactei a LEGO para lhes perguntar se isto podia ser reparado. Não responderam, em vez disso enviaram uma peça nova.
Como agora tenho a peça de substituição, posso abrir este e mostrar o que está lá dentro.
Aqui está o resultado:

O cilindro aberto. Temos um "veio" em metal que na ponta tem uma "borracha". Quando o ar faz pressão na parte inferior dessa borracha o êmbolo sobe, quando faz pressão na parte superior o êmbolo desce. Para que o êmbolo desça é preciso que aquela parte preta que encaixa na parte amarela do cilindro seja capaz de impedir a saída do ar. Parece-me que é esse o problema deste cilindro.

Aqui podemos ver o interior da peça amarela. Aquilo no fundo dessa peça e na parte inferior da borracha é massa de lubrificação. Ao contrário do óleo, esta massa quando aplicada permanece "agarrada" às peças. Não pinga nem escapa pelas entradas e saídas de ar do cilindro.

Como não tenho massa de lubrificação vou aplicar um pouco de óleo muito fino no veio. Aquilo não é uma seringa, a embalagem do óleo é mesmo assim. Costumo usar este óleo para lubrificar as ventoinhas do meu computador quando estas começam a fazer barulho.

Por fim sobe-se e desce-se várias vezes o cilindro de forma manual para espalhar melhor o óleo ao longo do veio.
Depois desta pequena aventura o cilindro funciona muito melhor. Um pouco de lubrificação era só que ele precisava. Infelizmente não está perfeito, é quase impossível reparar o desgaste de vários anos de utilização.

Por fim, muito obrigado à LEGO pela substituição da peça e pela excelente qualidade do serviço de assistência pós-venda.