Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: HELP: Hoppers  (Lida 17652 vezes)

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
Re: HELP: Hoppers
« Responder #30 em: 08 de Outubro de 2006, 19:20:08 »
Fiz um modelo ldraw com o sistema de comporta.
Não reparem nas cores, apenas coloquei cores para poder diferenciar as várias peças que constituem o vagão e para ser mais fácil comentar, assim não é necessário saber o nome dos bricks.

Não está representado o elástico que iria obrigar a  fechar depois de libertar carga. O elástico une os technic pin (a cinzento) obrigando ambas as portas a estar fechadas.

Não representei as rodas do vagão porque nunca mexi nos comboios lego e não percebo bem isso.

O sistema funciona através da movimentação de um liftarm que depois desloca a comporta (tudo representado a verde).

O liftarm está virado para fora para apenas necessitar passar pelo o brick para libertar carga, mas deve dar para colocar na parte de baixo do vagão.

Não sei se permite apenas libertar meia carga, se alguém possuir as peças e tempo para testar a configuração que faça o favor de confirmar.

Aqui fica o código :
Código: [Seleccione]
0 Untitled
0 Name: vagao_2.ldr
0 Author: MLCad
0 Unofficial Model
0 ROTATION CENTER 0 0 0 1 "Custom"
0 ROTATION CONFIG 0 0
1 0 0 0 -30 1 0 0 0 1 0 0 0 1 3058.DAT
1 1 -30 16 20 -1 0 0 0 1 0 0 0 -1 32073.DAT
1 1 -30 16 -80 -1 0 0 0 1 0 0 0 -1 32073.DAT
1 2 -55 16 20 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 -45 16 20 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 -35 16 20 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 -25 16 20 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 -55 16 -40 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 -45 16 -40 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 -35 16 -40 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 -25 16 -40 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 6632.DAT
1 2 12 32 80 0 -1 0 -1 0 0 0 0 -1 32140.DAT
1 2 12 32 -140 0 1 0 -1 0 0 0 0 1 32140.DAT
1 12 81 32 -115 -1 0 0 0 1 0 0 0 -1 6215.DAT
1 12 81 32 60 -1 0 0 0 1 0 0 0 -1 6215.DAT
1 1 -70 8 -30 0 0 -1 0 1 0 1 0 0 3894.DAT
1 1 -10 8 -30 0 0 -1 0 1 0 1 0 0 3894.DAT
1 7 20 32 -80 1 0 0 0 -1 0 0 0 -1 3673.DAT
1 7 20 32 20 1 0 0 0 -1 0 0 0 -1 3673.DAT
0

E uma imagem para dar para perceber
Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #31 em: 08 de Outubro de 2006, 20:52:19 »
Nine, bom esforço, mas desde logo três problemas (que não tinhas que adivinhar, não sendo combóio a tua área prioritária) :)

• A base que usaste é uma peça rara;
  • As alavancas que usas aumentam a largura do vagão para 12, o que torna impraticável a sua circulação numa linha de brinquedo (a largura máxima é 8, com o vagão a ter apenas 6 studs)
  • Será que o elástico é suficientemente forte para aguentar a porta fechada com peso em cima, e ao mesmo tempo flexível que chegue para não bloquear ao bater no mecanismo actuador (vermelho)?
A abordagem com portas numa montagem como a tua é simples no conceito, mas levanta dificuldades na implementação em LEGO; a maior de todas é talvez a do elástico. Será possível uma montagem alternativa que recorra à gravidade para manter a porta fechada? Estou curioso  ???

Pedro

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #32 em: 08 de Outubro de 2006, 22:15:03 »
Depois de uma curta análise ...

A base que usaste é uma peça rara;

Não fazia ideia ... mas penso que se poderá fazer a montagem através de plates. Tens que me fazer uma listagem das peças mais usuais.

As alavancas que usas aumentam a largura do vagão para 12, o que torna impraticável a sua circulação numa linha de brinquedo (a largura máxima é 8, com o vagão a ter apenas 6 studs)

Penso que a melhor forma para activar o dispositivo terá que ser por baixo do vagão. Existem carris sem as plates atravessadas ?

Será que o elástico é suficientemente forte para aguentar a porta fechada com peso em cima, e ao mesmo tempo flexível que chegue para não bloquear ao bater no mecanismo actuador (vermelho)?

Pois ... eu este problema também reparei na montagem em cad mas como não estava a ver outra forma de manter a porta fechada sem ser através dos elásticos.

Para manter a porta fechada através só da gravidade, não me ocorre nada.

Como é que funcionam as chain ?
Era possível colocar uma corrente por debaixo do vagão e transferir movimento para as gears que estivessem em cima pressas no vagão ?

« Última modificação: 08 de Outubro de 2006, 22:36:55 por Nine »
Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #33 em: 08 de Outubro de 2006, 22:35:30 »
As alavancas que usas aumentam a largura do vagão para 12, o que torna impraticável a sua circulação numa linha de brinquedo (a largura máxima é 8, com o vagão a ter apenas 6 studs)

Penso que a melhor forma para activar o dispositivo terá que ser por baixo do vagão. Existem carris sem as plates atravessadas ?

Não. E como a descarga é feita para o meio dos carris, não convém que as (poucas) aberturas estejam obstruídas com o mecanismo.
Já para não falar que as locomotivas são muito "rasas" à pista, não lidam bem com passagens de nível, quanto mais com coisas no meio da pista.

Como é que funcionam as chain ?
Era possível colocar uma corrente por debaixo do vagão e transferir movimento para as gears que estivessem em cima presas no vagão ?

A peça que falas serve para unir o íman ao vagão - não tem mais utilidade conhecida.
Suponho que a utilização de gears não seja de descartar - mas mantém-se o risco de emperrar. Se bem que agora tenha ficado curioso com a tua ideia... podes fazer um protótipo, ou mesmo apenas um esboço?

Pedro
« Última modificação: 08 de Outubro de 2006, 23:04:05 por El_gordo »

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #34 em: 08 de Outubro de 2006, 22:43:35 »
O link que tinha para o peeron estava mal, agora já está corrigido, mas como não há carris sem plates e as locomotivas são muito baixas acho que fica fora de questão o uso de chains.

Analisaste bem o MOC, o vagão deve ser a parte mais complicada.

Finalmente consegui ver o teu projecto do vagão (já tinha os ficheiros, a pasta na brickshelf continua a não estar moderada). Acho que o teu modelo está bom, quais são as falhas que lhe apontas ? Só não deve dar para descarregar meia carga, a não ser que coloques dois compartimentos.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2006, 22:54:07 por El_gordo »
Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #35 em: 08 de Outubro de 2006, 22:57:33 »
Finalmente consegui ver o teu projecto do vagão (já tinha os ficheiros, a pasta na brickshelf continua a não estar moderada). Acho que o teu modelo está bom, quais são as falhas que lhe apontas ? Só não deve dar para descarregar meia carga, a não ser que coloques dois compartimentos.

Aí é que está: como o fecho é feito por "mandíbula", e recorro a bricks montados de lado para as portas, é mais do que esperado que "morda" parte da carga se tentar descarregar só metade.
Mas acho que é so essa a falha do design - pelo menos até agora, porque nunca testei a montagem (falta crónica de peças Technic)  :-[

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #36 em: 13 de Outubro de 2006, 08:03:45 »
Como ainda não consegui ter tempo para fazer o modelo proponho outra solução (ou ideia) para o problema.

http://peeron.com/scans/7777-1/8/

É muito simples!
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #37 em: 13 de Outubro de 2006, 08:14:50 »
Como ainda não consegui ter tempo para fazer o modelo proponho outra solução (ou ideia) para o problema.

É muito simples!

Olha que de facto...  :o

E o melhor de tudo: com duas estruturas daquelas, montadas uma de cada lado da linha, em cada extremidade do ponto de descarga (na diagonal, portanto)... a descarga é automática e a recolocação em posição de carga... também!

Agora, só um problema: Como fazer para que a posição "carga" se mantenha estável durante a viagem, isto é, que não haja risco de entornar? De certeza que há uma forma. Se baixar o centro de gravidade do vagão em relação ao eixo de rotação, isto resolverá o problema?

Bolas, nem me tinha lembrado de ir ver ao 7777! Eu bem digo, tudo o que havia para ser inventado em LEGO já o foi nos anos 80?  ;D

Pedro

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #38 em: 13 de Outubro de 2006, 09:04:16 »
Agora, só um problema: Como fazer para que a posição "carga" se mantenha estável durante a viagem, isto é, que não haja risco de entornar? De certeza que há uma forma. Se baixar o centro de gravidade do vagão em relação ao eixo de rotação, isto resolverá o problema?

O atrito não é suficiente para deixar estar os vagões no sítio correcto ? Era porreiro se alguém podesse construir o vagão e que diga como é que é a funcionalidade do vagão.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2006, 10:04:01 por Nine »
Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #39 em: 13 de Outubro de 2006, 10:01:58 »

O atrito não é sufeciente para deixar estar os vagões no sítio correcto ? Era porreiro se alguém podesse construir o vagão e que diga como é que é a funcionalidade do vagão.

Ora então: fiz há bocado um protótipo da parte technic do vagão (resolvi deixar as rodas e o balde de lado, por agora), e testei aquilo contra uma cremalheira.
Resultado: abre que é um mimo, mas não fecha como eu pensava (vira mas é o balde ao contrário...)
O atrito ainda é apreciável, mas também não deixa de ser verdade que não perdi muito tempo a afinar o mecanismo.

Solução alternativa proposta: uma cremalheira SOB uma roda dentada (em posição vertical e não horizontal como no modelo), para abrir, e outra cremalheira SOBRE a roda dentada, mais adiante na linha, para fechar. Exige alterações substanciais ao protótipo, mas nada que não se possa experimentar ainda hoje.
A maior dificuldade que antecipo é a afinação da posição das cremalheiras; o que vale é que também só são precisas duas! :P

Agora estou atrasado para uma aula, senão ainda despachava uma segunda versão. Fotos logo à noite!

Pedro

Ribatagus

• Visitante
« Responder #40 em: 13 de Outubro de 2006, 12:06:16 »

É muito simples!
Não acredito... EU tava a preparar-me para fazer um protótipo que era quase EXACTAMENTE isto!!!!! o problema que tava a ter posso já dizer que nem é a falta de estabilidade em "circulação", porque tava a pensar em usar um elástico e um batente, que fazia com que o vagão ficasse "preso" entre as duas forças durante a viagem....

A técnica do elástico é a de ir "enrolando" a medida que o vagão ia sendo descarregado, como as antigas catapultas faziam, quando os dentes se soltavam, o elástico forçava o regresso à posição original... Mas na catapulta não era problema (era a vantagem) o elástico tar em tensão máxima quando era solto de uma vez no regresso... aqui talvez seja preciso fazer uma espécie de travão para que o regresso não seja "explosivo", mantendo as rodas em pouca rotação até voltar à posição original.

Para garantir a estabilidade no momento da descarga tava a pensar em pôr um "encosto" do lado inverso à da descarga, para que a roda não "fuja" aos dentes... esse "batente" era feito com 2 rodas ou mais na horizontal para que não criasse atrito e fluísse com o comboio, mantendo a carruagem no sítio quando os dentes da roda encostassem à cremalheira.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2006, 12:21:39 por Ribatagus »

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #41 em: 14 de Outubro de 2006, 07:28:34 »
Agora, só um problema: Como fazer para que a posição "carga" se mantenha estável...

Como tu própri disseste baixas o centro de gravidade, ou em alternativa sobes o eixo do balde. Em principio se o balde não for muito leve deve segurar-se direito. Ainda não comecei o projecto em cad, tenho andado cheio de trabalho e nem paro em casa (além disso chegou a minha encomenda de peças ontem ;D). Quando tiver novidades digo.
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #42 em: 15 de Outubro de 2006, 22:09:51 »
Eis a minha versão do mecanismo; por falta de peças adequadas, vão reparar que é feio como tudo, mas a parte mecânica funciona e era isso que interessava verificar nesta fase.

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=210366
(moderação pendente)

Ora bem: o atrito dá conta do recado, aparentemente; o que significa que por agora posso deixar de me preocupar com "trancas".
Problema: é muito largo. As rodas dentadas estão com o eixo já fora da largura padrão do combóio (6w), o que não serve para este projecto.
Outro problema: tendo em conta que o "balde" deverá tomar o lugar daquele volante feioso que eu usei, vai ficar muito alto.

Ocorreu-me uma solução: rebaixar todo o mecanismo ao máximo, e ter o eixo do balde a 90 graus com outra roda dentada, mas com o eixo horizontal também; esta seria actuada por uma cremalheira colocada na linha voltada para cima e não para o lado. Permite reduzir a largura para 8w, mas ainda assim não me agrada muito.

Esta solução é de facto muito interessante e a princípio entusiasmou-me, fazendo-me mesmo esquecer que pretendia um hopper de descarga ventral... mas agora vou voltar à ideia inicial. Se alguém quiser esticar os resultados´deste método, só posso desejar boa sorte!

Pedro

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #43 em: 16 de Outubro de 2006, 00:04:24 »
Não percebi como funcionava o teu mecanismo ...

Se fosse para fazer como o mecanismo que http://peeron.com/scans/7777-1/8/ não tens o volante para o lado errado ? No mecanismo representado no livro o volante teria que ficar numa posição perpendicular ás linhas ...

Se te interessou a forma como este mecanismo funciona porque é que não colocas de forma igual mas a deitar para o interior do vagão ? Colocas dois compartimentos mais pequenos e colocas a virar ambos para o centro do vagão. Vê o que achas da ideia que eu vou tentar fazer o cad.

Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #44 em: 16 de Outubro de 2006, 00:16:44 »
Não percebi como funcionava o teu mecanismo ...

Se fosse para fazer como o mecanismo que http://peeron.com/scans/7777-1/8/ não tens o volante para o lado errado ? No mecanismo representado no livro o volante teria que ficar numa posição perpendicular ás linhas ...

O mecanismo que eu fiz funciona rigorosamente da mesma forma que o representado na imagem: uma cremalheira ao lado da pista actua sobre uma das rodas dentadas de eixo vertical; esta actua outra de eixo vertical, que por sua vez actua uma de eixo horizontal (eixo este que supostamente é comum ao balde, que eu não fiz por falta de peças).
O volante que eu utilizei não tem função nenhuma, tal como uma das rodas dentadas (que só serviu para prolongar o eixo - como digo, não tinha muitas peças).
O mecanismo repete-se do outro lado, sem novidade.

Se te interessou a forma como este mecanismo funciona porque é que não colocas de forma igual mas a deitar para o interior do vagão ? Colocas dois compartimentos mais pequenos e colocas a virar ambos para o centro do vagão. Vê o que achas da ideia que eu vou tentar fazer o cad.

Bem, tudo o que consigas com largura 6, estou atento :)

Boa sorte!

Pedro