Agora, só um problema: Como fazer para que a posição "carga" se mantenha estável durante a viagem, isto é, que não haja risco de entornar? De certeza que há uma forma. Se baixar o centro de gravidade do vagão em relação ao eixo de rotação, isto resolverá o problema?
O atrito não é sufeciente para deixar estar os vagões no sítio correcto ? Era porreiro se alguém podesse construir o vagão e que diga como é que é a funcionalidade do vagão.
Ora então: fiz há bocado um protótipo da parte technic do vagão (resolvi deixar as rodas e o balde de lado, por agora), e testei aquilo contra uma cremalheira.
Resultado: abre que é um mimo, mas não fecha como eu pensava (vira mas é o balde ao contrário...)
O atrito ainda é apreciável, mas também não deixa de ser verdade que não perdi muito tempo a afinar o mecanismo.
Solução alternativa proposta: uma cremalheira SOB uma roda dentada (em posição vertical e não horizontal como no modelo), para abrir, e outra cremalheira SOBRE a roda dentada, mais adiante na linha, para fechar. Exige alterações substanciais ao protótipo, mas nada que não se possa experimentar ainda hoje.
A maior dificuldade que antecipo é a afinação da posição das cremalheiras; o que vale é que também só são precisas duas!

Agora estou atrasado para uma aula, senão ainda despachava uma segunda versão. Fotos logo à noite!
Pedro