Não arranjas imagens do estilo do vagão que pretendes ?
Numa primeira fase, nem me vou preocupar muito com o aspecto exterior do vagão - só o mecanismo.
É daqueles que costumam transportar areia e abrem pelos lados ?
Sim. Embora para mim o ideal fosse
abrir pelo fundo, como com as barcaças das obras marítimas/dragas. Imaginemos que a linha estaria numa secção elevada, e a descarga seria feita através dos carris para um tabuleiro inferior. Há vários anos vi um MOC com estas características, mas entretanto perdi a referência do nome do criador

E porque não colocas o controlo no comboio ? Em que colocas do estilo de um parafuso para abrir a porta e passas para trás o axle se quiseres abrir os de trás, não sei se é menos prático.
Porque isso tornaria impraticável a mudança de locomotiva ou o desatrelar de vagões. A geometria dos combóios LEGO tem muitas peculiaridades, uma das quais é um enorme desfasamento entre topos de vagões durante contracurvas (consequência dum raio de viragem relativamente apertado).
O processo em que pensei é encontrado em equipamentos industriais como linhas de encapsulamento: uma cadeia transporta as garrafas, e uma outra as cápsulas; quando as correias se aproximam, há saliências ao lado da segunda que "ejectam" a cápsula exactamente na direcção do gargalo duma garrafa.
Transpondo: haveria uma saliência ao lado da linha que forçaria uma alavanca pensente do lado do vagão a mover-se ao passar, abrindo as portas nesse ponto preciso da linha. Assim bastaria fazer o combóio passar nesse ponto para ser automaticamente descarregado.
Pedro