Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: HELP: Hoppers  (Lida 17650 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • ......
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
HELP: Hoppers
« em: 04 de Outubro de 2006, 21:53:43 »
Estou a tentar projectar um Hopper para o combóio, e preciso de ajuda.

O meu objectivo é ter um vagão que seja plenamente funcionl, isto é, que consiga descarregar uma carga (bricks 1x1 round, por exemplo) sem intervenção direta do operador humano.
O método que pensei usar envolve a passagem do vagão por um "portal" de descarga, onde uma série de estruturas colocadas ao lado da linha actuem uma alavanca no vagão, assim permitindo a descarga no sítio certo.

Problema: Não estou a conseguir criar um mecanismo funcional com as peças actualmente disponíveis, ou então é um mecanismo demasiado volumoso/frágil para funcionar com fiabilidade.

Alguém me pode ajudar? Os conhecimentos envolvidos são essencialmente a nível de operação de alavancas, a menos que haja ideias melhores para abrir as "portas" do vagão.

Pedro

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
Re: HELP: Hoppers
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2006, 21:59:31 »
Não arranjas imagens do estilo do vagão que pretendes ?
É daqueles que costumam transportar areia e abrem pelos lados ?

E porque não colocas o controlo no comboio ? Em que colocas do estilo de um parafuso para abrir a porta e passas para trás o axle se quiseres abrir os de trás, não sei se é menos prático.

Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2006, 22:16:26 »
Não arranjas imagens do estilo do vagão que pretendes ?

Numa primeira fase, nem me vou preocupar muito com o aspecto exterior do vagão - só o mecanismo.

É daqueles que costumam transportar areia e abrem pelos lados ?

Sim. Embora para mim o ideal fosse abrir pelo fundo, como com as barcaças das obras marítimas/dragas. Imaginemos que a linha estaria numa secção elevada, e a descarga seria feita através dos carris para um tabuleiro inferior. Há vários anos vi um MOC com estas características, mas entretanto perdi a referência do nome do criador :(

E porque não colocas o controlo no comboio ? Em que colocas do estilo de um parafuso para abrir a porta e passas para trás o axle se quiseres abrir os de trás, não sei se é menos prático.

Porque isso tornaria impraticável a mudança de locomotiva ou o desatrelar de vagões. A geometria dos combóios LEGO tem muitas peculiaridades, uma das quais é um enorme desfasamento entre topos de vagões durante contracurvas (consequência dum raio de viragem relativamente apertado).

O processo em que pensei é encontrado em equipamentos industriais como linhas de encapsulamento: uma cadeia transporta as garrafas, e uma outra as cápsulas; quando as correias se aproximam, há saliências ao lado da segunda que "ejectam" a cápsula exactamente na direcção do gargalo duma garrafa.
Transpondo: haveria uma saliência ao lado da linha que forçaria uma alavanca pensente do lado do vagão a mover-se ao passar, abrindo as portas nesse ponto preciso da linha. Assim bastaria fazer o combóio passar nesse ponto para ser automaticamente descarregado.

Pedro

DavidAzevedo

• Visitante
« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2006, 22:25:17 »
Antes de mais ajudava saber o que é um Hopper! (desculpem a ignorancia.)

Acho que estou a perceber o que queres, mas explicar por palavras é-me muito dificil. Deixa-me primeiro ver se percebi: queres que quando o vagão está a passar por determinado local haja um mecanismo que active o descarregamento das peças, certo?

Se assim for que tal pores uma saliencia no vagão que se utiliza para levantar a báscula no vagão e que é activada por uma espécie de rail em terra. Quando o vagão passar, a saliencia toca no rail e vai levantando lentamente. Do lado oposto podes ter uma espécie de vala ou meia cana (half pipe) que apanha as tais bricks round 1x1 (e possivelmente as transporta para algum lado). A saliencia pode ser uma plate 1x* ou até um axle para poder ser retractil e não correr o risco de descarregar a mercadoria onde não deve.

É isto que queres?

(Enquanto eu estava a responder já tu tinhas escrito, mas não me apeteceu apagar.)
« Última modificação: 04 de Outubro de 2006, 22:27:13 por DavidAzevedo »

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #4 em: 04 de Outubro de 2006, 22:26:47 »
Se utilizares um liftarm para fazer do estilo de alavanca, apenas tens que colocar uma porta que deslize por baixo e podes colocar de um lado dos vagões um mecanismo para abrir e do outro para baixar. A ligação do liftarm a porta terá que ser feita por algo de um technic steering link para permitir fechar.

Mas neste caso um liftarm terá que andar sempre de fora que retira um pouco a estética ao vagão.
Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2006, 22:32:15 »
Antes de mais ajudava saber o que é um Hopper! (desculpem a ignorancia.)

Um Hopper é um vagão-graneleiro. O exemplo mais típico é o hopper de balastro, aquelas pedras para pôr em baixo dos carris. Há hoppers para todo o tipo de cargas sólidas que sejam constituídas por partículas discretas que se comportam de forma análoga a líquidos durante a descarga.

Acho que estou a perceber o que queres, mas explicar por palavras é-me muito dificil. Deixa-me primeiro ver se percebi: queres que quando o vagão está a passar por determinado local haja um mecanismo que active o descarregamento das peças, certo?

Nem mais! :)

Se assim for que tal pores uma saliencia no vagão que se utiliza para levantar a báscula no vagão e que é activada por uma espécie de rail em terra. Quando o vagão passar, a saliencia toca no rail e vai levantando lentamente. Do lado oposto podes ter uma espécie de vala ou meia cana (half pipe) que apanha as tais bricks round 1x1 (e possivelmente as transporta para algum lado). A saliencia pode ser uma plate 1x* ou até um axle para poder ser retractil e não correr o risco de descarregar a mercadoria onde não deve.

É isto que queres?

Mais ou menos; apanhaste a ideia base, e isso era fundamental.
Problemas:
  • Como transformar o movimento pendular duma alavanca na abertura de portas, já que rodam em planos distintos?
  • Como manter solidez e dimensões razoáveis?

Pedro

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2006, 22:35:22 »
Se utilizares um liftarm para fazer do estilo de alavanca, apenas tens que colocar uma porta que deslize por baixo e podes colocar de um lado dos vagões um mecanismo para abrir e do outro para baixar. A ligação do liftarm a porta terá que ser feita por algo de um technic steering link para permitir fechar.

Mas neste caso um liftarm terá que andar sempre de fora que retira um pouco a estética ao vagão.

Para já deixemos a estética de lado.
Consegues fazer um esquema visual da tua ideia? Não estou a compreender que movimentos estás a descrever (ou por outra, até posso estar a perceber uma coisa e tu quereres dizer outra).

Obrigado desde já,

Pedro

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #7 em: 04 de Outubro de 2006, 22:53:45 »
Não precisas de agradecer.

Cá está uma imagem (desculpem as cores), imagina que a plate é a base.
Podes ter só um liftarm de um lado, mas depois para fechar se calhar vais ter que andar com o comboio de recuas, para colocares dois apenas faz um espelho da imagem e colocas outro liftarm na parte de baixo.

Acho que agora deve dar para perceber o que digo. Não liguei o liftarm ao technic brick mas penso que não será dificil arranjar algo para fazer isso.
Nine

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #8 em: 04 de Outubro de 2006, 23:01:56 »
Aparentemente por falha do programa (a ser corrigida), não consigo ver imagens "embebidas" nas mensagens; só se providenciares um link para a imagem eu a consigo ver.

É uma chatice, eu sei, mas é mesmo assim. :'(

Podes colocar a imagem nalgum lado e mandar-me antes o link? Ou enviar-ma por e-mail, sff?

Pedro

DavidAzevedo

• Visitante
« Responder #9 em: 04 de Outubro de 2006, 23:02:20 »
Bolas, tenho mesmo de arranjar um programa desses! Qual é que usas, Nine?

A solução que eu propus não tem descarga por baixo, mais sim lateral. Queres que seja mesmo por baixo?

Na solução do Nine, para evitar o recuar da carruagem para trancar a porta podes colocar uma mola ou elástico ou até um liftarm identico que faça o contrário, ou seja fechar a porta.

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #10 em: 04 de Outubro de 2006, 23:07:29 »
Bolas, tenho mesmo de arranjar um programa desses! Qual é que usas, Nine?

Uso o leocad por utilizar linux, no windows existe o mlcad, não sei qual é o melhor dos dois.
Talvez com a wiki o pessoal se junte para fazer uns tutoriais, dava jeito (mas isso é para outro tópico).

Aparentemente por falha do programa (a ser corrigida), não consigo ver imagens "embebidas" nas mensagens; só se providenciares um link para a imagem eu a consigo ver.

É uma chatice, eu sei, mas é mesmo assim. :'(

Podes colocar a imagem nalgum lado e mandar-me antes o link? Ou enviar-ma por e-mail, sff?

Pedro

Mando como quiseres mas não tenho o teu email e não dá para enviar imagens pelas mensagens do fórum. Não tens uma conta no fórum ser ser a do moderador ? Assim já podias ver as imagens.
Nine

DavidAzevedo

• Visitante
« Responder #11 em: 04 de Outubro de 2006, 23:17:46 »
Deixa estar, já lhe enviei a imagem por email.

El_gordo

• Fundador
  • ......
« Responder #12 em: 04 de Outubro de 2006, 23:19:33 »
Ok, já vi a solução do Nine.

Alguns reparos:
  • O vagão é 6w; há peças azuis para essa largura?
  • Como se unem as peças azuis?
  • Admitindo que a porta está a azul e a carga por cima, o espaço atrás da porta tem de ser coberto (para a carga não sair por aí), mas tem lá o mecanismo de abertura a ocupar espaço. Como se dá a volta ao problema?
  • Qual o actuador lateral? Olhando para a imagem (uma abordagem que não me tinha ocorrido, mas até parece ter bastante cabimento), o actuador terá de ser retráctil - logo, exige intervenção humana para ficar em posição.
  • A porta consegue fechar após "meia descarga" sem ficar bloqueada pelas peças ainda dentro?

Isto não é para deitar abaixo, antes para saber como a partir desta ideia inicial do Nine se conseguirá avançar para o projecto. Que, diga-se, evolui rapidamente no sentido de um projecto cooperativo :)

Pedro

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #13 em: 04 de Outubro de 2006, 23:29:53 »
  • O vagão é 6w; há peças azuis para essa largura?

Esquece as cores, foi a cor que apareceu primeiro no leocad e só coloquei de cor diferente para ser mais fácil de identificar

• Como se unem as peças azuis?

Podes ligar com Technic Pint

• Admitindo que a porta está a azul e a carga por cima, o espaço atrás da porta tem de ser coberto (para a carga não sair por aí), mas tem lá o mecanismo de abertura a ocupar espaço. Como se dá a volta ao problema?

A parte a preto, a plate é o fundo do vagão e a porta fica do lado de baixo e não do lado de cima

• Qual o actuador lateral? Olhando para a imagem (uma abordagem que não me tinha ocorrido, mas até parece ter bastante cabimento), o actuador terá de ser retráctil - logo, exige intervenção humana para ficar em posição.

Só com um liftarm terás que utilizar eslásticos como mencionou o DavidAzevedo ou colocas outro liftarm na direcção oposta para fechar.

• A porta consegue fechar após "meia descarga" sem ficar bloqueada pelas peças ainda dentro?

Não estou muito certo, mesmo que fosse pelo elástico as peças iriam empancar a porta.

Isto não é para deitar abaixo, antes para saber como a partir desta ideia inicial do Nine se conseguirá avançar para o projecto. Que, diga-se, evolui rapidamente no sentido de um projecto cooperativo :)

E para ser mais rápido só se for num chat :D e pela velocidade que estamos a fazer posts falta pco
Nine

DavidAzevedo

• Visitante
« Responder #14 em: 04 de Outubro de 2006, 23:32:33 »
- Penso que o ideal será pegar na imagem como está e utiliza-la de cabeça pra baixo, ou seja a porta ficar por baixo do vagão juntamente com todo o mecanismo. Isto impede que a porta fique perra com o peso das peças em cima e evita que as peças façam de cunha entre o filtarm e o brick 1x8 branco.

- Parece-me que todas as peças azuis estão unidas pelo eixo que as atravessa, mas pode-se pensar noutra porta. Pode ser feita de plates com door rail que encaixam em bricks com groove, para fazer o efeito de gaveta.